Rede aleluia

Notícias | 12 de abril de 2019 - 23:06


Novelas bíblicas fazem sucesso também no exterior

Jesus, O Rico e Lázaro e A Terra Prometida ultrapassaram as fronteiras do Brasil

Pioneira em teledramaturgia bíblica, a Record TV exibiu no Brasil grandes sucessos, como O Rico e Lázaro, transmitida em 2017, e A Terra Prometida, entre 2016 e 2017. Contudo as tramas ganharam também notoriedade fora do País. O Rico e Lázaro, escrita por Paula Richard e dirigida por Edgard Miranda, é exibida nos Estados Unidos pela emissora Univision.

Assistida por um fiel público hispano, a novela ocupou a liderança absoluta no dia 28 de fevereiro, quando alcançou o recorde de audiência com mais de 2 milhões de telespectadores e se tornou o programa em espanhol mais visto naquele país. Além dos Estados Unidos, a novela também é exibida em mais outros 13 países: Bolívia, Panamá, México, República Dominicana, Peru, Paraguai, Chile, Uruguai, Portugal, Porto Rico, Moçambique, Japão e Equador.

 

Outra novela bíblica que também faz grande sucesso nos Estados Unidos é A Terra Prometida. Escrita por Renato Modesto, com direção- geral de Alexandre Avancini, ela já alcançou 1,4 milhão de telespectadores na faixa das 21 horas do canal UniMás e briga pelo primeiro lugar na audiência. A novela é a única atração da emissora a entrar na lista dos programas em espanhol mais assistidos pelo público hispano-americano. A trama também é exibida em outros 19 países (Polônia, Panamá, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, República Dominicana, Angola, México, Porto Rico, El Salvador, Peru, Guatemala, Paraguai, Equador, Honduras, Moçambique, Portugal e Japão).

Novela Jesus
A trama Jesus, escrita por Paula Richard e dirigida por Edgard Miranda, estreou no Brasil em 24 de julho de 2018. Logo depois, próximo ao final do ano, estreou em Moçambique, Portugal e Estados Unidos. Em Moçambique, a novela atraiu 6 milhões de telespectadores no dia da estreia, 17 de outubro, obtendo share (porcentagem de televisores ligados dentro de uma faixa horária) de 87% na TV Miramar, que pertence ao Grupo Record.

 

Em Portugal, Jesus estreou em 27 de novembro. Segundo dados do grupo de pesquisas GFK, a trama alcançou uma audiência total superior a 130 mil telespectadores e registrou 5,2% do consumo total do conjunto de canais que transmitem por sinal a cabo.

 

Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a trama Jesus é exibida em horário nobre pela Univisión e é a novela brasileira mais bem-sucedida na história daquele país. No ranking dos dez programas mais assistidos entre o público hispano-americano, estão três capítulos com as maiores audiências já registradas pelo canal. Por isso, a novela já se tornou líder no segmento desde a sua estreia, em 5 de novembro, e também se consolidou como o programa preferido desse público desde o início da exibição das novelas e séries bíblicas da Record TV.

 

Com médias superiores a 1,6 milhão de telespectadores por episódio, a trama liderou, na semana de 18 de março, o último ranking divulgado pela Nielsen Primetime Broadcast Programs – empresa responsável pela aferição de audiência no mercado norte-americano. Além desses países, a novela Jesus também é exibida na Polônia, no Panamá, na Bolívia, no Chile, na Argentina, no Uruguai, na República Dominicana, em Angola, no México, em Porto Rico, El Salvador, no Peru, na Guatemala, no Paraguai, Equador, em Honduras e no Japão.

 

O público brasileiro se despede em breve da trama, mas, na próxima semana, você vai conferir na Folha Universal como ela mudou a vida de muitas pessoas que, ao assisti-la, foram tocadas por Deus e entenderam a missão do Salvador da Humanidade. Continue acompanhando Jesus na Record TV, de segunda a sábado, às 20h45.


  • Maiara Máximo / Fotos: Reprodução e Blad Meneghel 



reportar erro