Não troque a sua bênção

Aprenda a valorizar o seu bem mais precioso: o Espírito Santo

Imagem de capa - Não troque a sua bênção

Quantas pessoas têm trocado algo concreto em suas vidas por coisas passageiras e não se dão conta de como estão sendo tolas ao fazerem essa escolha? Em uma meditação na plataforma Univer Vídeo, a escritora e apresentadora Cristiane Cardoso discute o tema Desprezo: não troque a sua bênção por um prato de lentilhas.

Você deve estar se perguntando: “mas o que um prato de lentilhas tem a ver com uma bênção?” Parte desta frase remete à passagem bíblica descrita no livro de Gênesis, no capítulo 25, versículos 33 e 34, que mostra que Esaú trocou conscientemente sua bênção de primogenitura com o irmão Jacó por comida: “Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.”

Cristiane ressalta que até pode parecer que Esaú estava morrendo de fome a ponto de trocar o seu bem mas valioso por um prato de comida. Entretanto a questão principal é que ele queria aquela comida naquele momento. Assim como ele, muitas pessoas são capazes de fazer tudo, inclusive entregar o seu bem mais precioso se for preciso, em prol daquilo que tanto almejam imediatamente.

A troca
De acordo com Cristiane, é nessa hora que as pessoas mostram quem realmente são. Ela alerta que, ao querer algo, a pessoa deve ter cuidado para não desvalorizar o que está acima daquele desejo momentâneo e trocar o que é de Deus pelo que os olhos cobiçam. “Não se deve colocar o que você quer acima da sua Salvação e da sua comunhão com Deus. Entenda que não se pode trocar uma coisa pela outra.”

Mas é possível observar que muitas mulheres têm caído nesse erro. Por causa da vida amorosa, por exemplo, algumas se deixam levar pelas emoções e por certas situações e acabam abrindo mão de sua bênção.

Quantas mulheres têm trocado a sua comunhão com Deus por migalhas ou por prazeres físicos? Quantas abrem mão de ter o Espírito Santo por coisas banais? Afinal, o que é mais importante? Sem dúvida, é o Espírito Santo, que é o maior bem que o ser humano pode ter. Muitas mulheres, porém, têm trocado o que é eterno por algo passageiro. Algumas abandonam a comunhão com Deus por relacionamentos que, no fundo, elas sabem que vão fazê-las sofrer. Outras trocam Deus pelo trabalho e até pelo dinheiro, ou seja, colocam tudo acima dEle.

Entenda, amiga: o que você prioriza em sua vida se transforma no seu deus e, quando isso acontece, você viverá para aquilo. No começo, você pode ter até a sensação de que fez a coisa certa, mas, com o decorrer do tempo, o que não é duradouro tem prazo de validade. Tudo é momentâneo, menos a sua comunhão com Deus, que é eterna. Então valorize-a acima de tudo e de todos.