Movimento Sócio Abrigo ajuda crianças e adolescentes em todo o Brasil
O grupo, da Universal, já visitou mais de 50 abrigos, alcançando uma média de 800 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Conheça abaixo
A Universal surpreende novamente. Desta vez, ela expandiu seu trabalho social aos abrigos que acolhem menores de idade.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), só no Brasil, são cerca de 47 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos. Deste total, 13.418 estão no estado de São Paulo; 4.968, em Minas; e 4.866, no Rio Grande do Sul.
Ainda segundo dados do CNJ, somente 8.420 crianças e adolescentes estão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), este número representa 17,8% de crianças aptas para uma adoção.
Chegada ao abrigo
Muitas crianças e adolescentes vivem atualmente afastadas de suas famílias de origem pelos mais diversos motivos, dentre eles estão: negligência na família (37,6%); pais ou responsáveis dependentes químicos (20,1%); abandono (11,9%) e violência doméstica (10,8%).
O acolhimento dessas crianças e adolescentes é uma medida protetiva prevista pelo Art.92 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990, que diz:
Art. 92. As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional deverão adotar os seguintes princípios:
I – preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração familiar;
II – integração em família substituta, quando esgotados os recursos de manutenção na família natural ou extensa;
III – atendimento personalizado e em pequenos grupos;
IV – desenvolvimento de atividades em regime de co-educação;
V – não desmembramento de grupos de irmãos;
VI – evitar, sempre que possível, a transferência para outras entidades de crianças e adolescentes abrigados;
VII – participação na vida da comunidade local;
VIII – preparação gradativa para o desligamento;
IX – participação de pessoas da comunidade no processo educativo.
Movimento Sócio Abrigo
Apesar da pouca idade, muitas dessas crianças viveram uma infância problemática, infeliz e destruída. Mas, para resgatar o amor que não tiveram em seus lares, voluntários da Universal passaram a visitar esses abrigos, levando a alegria que somente Deus pode dar.
O intuito, também, é ajudar na inclusão social dessas crianças e adolescentes atendidas. Recentemente, os voluntários visitaram um abrigo para crianças na Praia Grande, litoral sul de São Paulo.
No local, dezenas de abrigados receberam oração e lanches. Já os adolescentes com idade entre 13 e 18 anos ganharam livros e participaram da palestra “Namoro Blindado”.
O objetivo foi abrir uma via de diálogo com os jovens para orientá-los de que forma eles podem lidar com as expectativas, os medos, as dúvidas e qualquer outro assunto pertinente aos relacionamentos amorosos na juventude.
O Movimento Sócio Abrigo foi criado em maio deste ano e conta com mais de sete mil voluntários. Já visitou mais de 50 abrigos, alcançando uma média de 800 crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos.
O movimento é um dos braços do grupo da Universal Socioeducativo Brasil (USE), que realiza um importante trabalho social e espiritual dentro das unidades para menores.
Se deseja saber mais detalhes sobre esse trabalho ou fazer parte do Movimento Sócio Abrigo, clique aqui e saiba mais.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo