Lançamento do “Saúde Espiritual” nas Forças de Segurança Pública
Idealizado pelo UFP do Rio Grande do Sul, o projeto visa zelar pelo bem-estar espiritual e emocional dos profissionais da segurança pública. Saiba mais
No mês de outubro último, aconteceu, no Rio Grande do Sul, o lançamento do projeto Saúde Espiritual nas Forças de Segurança Pública.
A iniciativa é do grupo Universal nas Forças Policiais (UFP) e tem o objetivo cuidar da vida espiritual e da saúde emocional desses profissionais, contribuindo assim com a redução dos índices de depressão, estresse, vício, suicídio, divórcio, corrupção, entre outros problemas decorrentes da profissão.

Palestras
O projeto será implementado por meio de palestras que serão realizadas nas unidades de policiamento, cuja finalidade é ampliar as competências e habilidades comportamentais. Dessa maneira o profissional terá mais eficácia na sua produtividade, no autoconhecimento e no gerenciamento das emoções.
Assim, com esses recursos adicionais esse profissional saberá como agir e reagir com inteligência emocional e espiritual, diante das situações do dia a dia, por mais estressantes que sejam. Ou seja, ele saberá lidar com suas emoções e tomará decisões assertivas tanto no âmbito profissional como pessoal.

Metodologia científica
De acordo com o Pastor Jonathas Teixeira da Costa, responsável pelo UFP no estado, o projeto foi elaborado com metodologia científica e conta com a colaboração de profissionais experientes de múltiplos campos do conhecimento, especialmente da área da psicologia e do ensino.
O lançamento do evento aconteceu no dia 22 de outubro, no auditório da catedral da Universal de Porto Alegre, capital do estado, e contou com a presença de membros de todas as instituições ligadas a segurança pública do estado do Rio Grande do Sul.

Compareceram ao evento 58 pessoas. Entre as autoridades presentes estavam:
Marcelo Gomes Frota – Secretário Adjunto de Segurança Pública;
Coronel Carlos Alberto Prado de Andrade – Subcomandante Geral da Brigada Militar;
Coronel Rodrigo Mohr Picon – Comandante Geral da Brigada Militar;
Delegado Fernando Edison Domingues Soares – Diretor da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre;
Rafael Oliveira – Secretário de Segurança de Porto Alegre;
Coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra – Chefe do Estado Maior da Brigada Militar;

Na oportunidade, durante a apresentação do projeto, também foi realizada a palestra “A chave para vencer o estresse operacional”.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo