Humildade: uma virtude de todo nascido de Deus

Para servir ao Altíssimo é necessário estar no centro da vontade dEle

Imagem de capa - Humildade: uma virtude de todo nascido de Deus

Há muitas características que definem uma pessoa que se submete a Deus, mas uma das principais é a humildade.

Em contrapartida, as pessoas que seguem as orientações do mundo ou as suas próprias vontades são orgulhosas.

“Você nunca verá uma pessoa orgulhosa cheia do Espírito Santo. Porque ela está tão cheia de si, que não há espaço para outro – muito menos para o Espírito Santo”, apontou o Bispo Edson Costa, em um dos encontros realizados no Templo de Salomão, em São Paulo.

Cuidado com o orgulho

A Bíblia faz vários alertas sobre o perigo do orgulho. Por exemplo, em Provérbios encontramos a seguinte orientação: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16.18

“A primeira coisa que a pessoa precisa ter para entrar no Reino de Deus é a humildade de espírito. Não é a humildade exterior, é a do interior”, acrescentou.

O exemplo de Abraão

O Bispo Edson, igualmente, relembrou o exemplo de Abraão. Quando Deus ordenou que o patriarca se afastasse de sua família e fosse para um lugar distante, ele obedeceu prontamente (Gênesis 12).

“Foi a primeira vez que ele ouviu a voz de Deus. Ele não sabia quem era Deus. Abraão estava no meio de um povo pagão. Ele já estava muito bem enraizado naquela terra. Já tinha seus costumes, cultura, deuses, zona de conforto. Então, vem uma voz que ele nunca tinha ouvido e diz para ele ir a um lugar que ainda seria mostrado. Qual de nós teria obedecido essa voz? Era necessário ser muito humilde para isso”, observou.

O exemplo de Zaqueu

Similarmente, Zaqueu, na Bíblia, mostrou ter essa mesma característica. Pois, ele recebeu o Senhor Jesus alegremente em sua casa e decidiu se reconciliar com o Mestre. Por sua vez, o Filho de Deus afirmou: “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a Salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.” Lucas 19.9

Sobre esse trecho bíblico, o Bispo Edson analisou: “Por que o Senhor Jesus o chamou de ‘filho de Abraão’, sendo que Zaqueu era um ladrão, que enriqueceu às custas dos outros? Foi porque ele teve humildade de espírito. Para um homem rico subir em uma árvore com o intuito de ver o Senhor Jesus passar, isso é se expor ao ridículo. Mas ele não queria saber o que os outros iriam pensar. Ele só queria ter um contato com o Senhor Jesus.”

Muitos O ignoram

Do mesmo modo, Deus avalia a humildade das pessoas nos dias de hoje.

“Talvez, Deus já falou algo que era para você tomar uma atitude depressa e você ficou questionando a Ele. Talvez, Deus disse: ‘Larga esse relacionamento, porque vai lhe levar para o inferno’. Um relacionamento que não tem a ver com a fé. Mas o coração é tão orgulhoso que se acha superior à voz do Altíssimo”, enfatizou.

Você pode mudar

Para finalizar, o Bispo Edson esclareceu que o Espírito Santo ainda deseja encontrar corações humildes em que Ele possa entrar e derramar a Sua glória e presença.

A boa notícia é que você pode passar a ouvir a voz de Deus e se esvaziar da sua própria vontade, para se submeter ao desejo dEle.

Para isso, faça uma oração sincera de arrependimento. Você não precisa usar palavras bonitas, tudo o que Jesus Cristo deseja é um diálogo sincero.

Participe ainda hoje de um encontro no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço).

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: iStock