Notícias | 10 de janeiro de 2021 - 00:05
Você tem espírito, alma e corpo. Entenda qual deles é mais importante e por quê
A Santíssima Trindade é formada por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. De modo semelhante, o ser humano também tem três aspectos: espírito, alma e corpo.
Espírito, alma e corpo
O espírito que uma pessoa possui é a parte mais delicada do ser humano, pois ela está diretamente ligada a Deus, embora isso seja esquecido por muitos. O espírito é a fonte do pensamento e do raciocínio.
Já a alma é o centro dos sentimentos e emoções de uma pessoa. É por meio dela que você identifica o amor, a raiva, a tristeza ou a alegria.
E, por último, está o corpo, que se refere exatamente à parte que vemos de todas as pessoas. O corpo é a parte externa, que é embelezada, tocada e cuidada.
O que valorizar
Entre esses três aspectos, o espírito é o que precisa de mais cuidados, embora seja o mais esquecido e desvalorizado, o que pode trazer más consequências. Um exemplo desse menosprezo é a atitude de pessoas que, ao invés de usar o raciocínio, colocam seus sentimentos à frente de tudo. “Muitas pessoas chegam à conclusão de algo porque sentiram na alma e não usam o espírito para enxergar onde é preciso mudar, avaliar a sua vida ou tomar decisões racionais”, explica Cristiane Cardoso em um vídeo sobre o assunto no perfil do Godllywood no Instagram.
Ela afirma que quando a mulher cuida e dá atenção a essa ligação a Deus, ela se torna mais forte. “Quando estamos ligadas a Deus, ficamos menos emotivas, em espírito, e mais próximas da Sua vontade e, por isso, as decisões são tomadas de forma correta, sem ser levadas pelas circunstâncias.”
O espírito tem essa função muito importante. Porém, a colunista alerta que muitas mulheres colocam força apenas na alma e no corpo, que são passageiros. “Ele (o espírito) contribui e afeta muitas outras áreas da vida, porém há muitas que investem muito em seu corpo, na alimentação, no que vestir ou até mesmo no cabelo e também na alma, porque ela é a parte que as pessoas gostam de sentir.”
Para estar bem com a sua alma e ter boas sensações, há mulheres que procuram coisas externas, como músicas, pessoas, elogios e lugares. “Na hora que ela tem tudo isso ela se sente bem, só que depois essa sensação passa. A mesma coisa acontece com o corpo: você come agora e daqui a pouco está com fome de novo. Então, todo o investimento que você faz no corpo e na alma são temporários.”
Cristiane Cardoso pondera que todos esses cuidados são necessários para uma boa saúde e bem-estar, mas não existem apenas o corpo e a alma. “Você tem que dosar o investimento em cada área. Porém, quando há o investimento no espírito, (você) tem estrutura para lidar com os problemas que tem em outras áreas e passa por eles forte, sem se deixar abalar. O corpo e a alma precisam do espírito forte.”
Para estar com o espírito forte, é necessário ter o alimento concedido pela Palavra de Deus e obedecer à voz dEle. “Jesus veio para salvar nossa alma porque ela está perdida e fraca, mas o nosso espírito, que vem de Deus, é o que nos ajuda a passar por tudo. Por isso, você deve investir nele mais do que tudo”, conclui.