Rede aleluia

Notícias | 4 de julho de 2019 - 13:27


Campanha destaca a importância da doação de sangue

Voluntários do Grupo da Saúde realizaram doações de sangue em vários lugares do país durante todo o mês de junho último. Veja como foi

A campanha de conscientização sobre doar sangue é realizada todos os anos. Neste mês de junho último, milhares de pessoas foram beneficiadas com as doações dos voluntários do Grupo da Saúde, da Universal.

Para quem fez a doação, as mudanças podem ter sido pequenas, mas para quem as recebeu, isso pode significar muito, pois, certamente, foi mais uma vida salva. Aliás, uma, não. A cada doação de sangue até 4 vidas podem ser salvas.

Só no Brasil, existem 27 hemocentros e mais de 500 serviços de coleta, tanto na rede pública quanto na privada. Segundo uma estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 3,5 milhões de brasileiros realizam transfusão de sangue todos os anos.

Mas, o número de voluntários dispostos a doar ainda não é o ideal para que os estoques estejam sempre abastecidos.

Por isso, voluntários do Grupo da Saúde”, da Universal, espalhados por todo o Brasil, realizaram doações durante todo o mês de junho. Um total de 9.713 pessoas doaram sangue nos hemocentros e mais de 38 mil pessoas foram beneficiadas com a ação.

Você sabe como funciona a doação de sangue?

A doação começa a partir da coleta de sangue de um doador voluntário, feita nas unidades de coleta espalhadas pelo Brasil. No entanto, o doador passa por uma entrevista de triagem, avaliando se ele cumpre todos os requisitos.

Em uma pessoa adulta, que possui em média 5 litros de sangue, são coletados no máximo 450 ml. É uma quantidade considerada pequena, mas o suficiente para ajudar quem tanto precisa. E para o organismo repor o volume de sangue doado também é bem rápido, ocorrendo dentro das primeiras 24 horas após a doação.

Quem pode doar sangue?

Existem alguns requisitos para a doação de sangue, estabelecidos para a segurança de quem doa e recebe a transfusão. Eles visam evitar a transmissão de doenças, sobretudo porque o organismo de quem recebe o tecido está fragilizado.

Entre as restrições estão os casos de doenças virais, tatuagens recém feitas, extração de siso, etc.

Além disso, alguns critérios devem ser avaliados:

Pessoas entre 16 e 69 anos, sendo necessário consentimento formal do responsável legal para os menores de 18 anos, além disso, que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos para pessoas com idade acima;

Pesar no mínimo 50Kg, ter dormido no mínimo 6 horas dentro das últimas 24h, estar bem alimentado, mas evitar alimentos muito gordurosos nas horas que antecedem a doação e esperar 2 horas após o almoço.

Apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial (CNH, carteira de identidade, passaporte etc).

Faça parte, também, do Grupo da Saúde

Se você é um profissional da saúde ou deseja fazer parte do Grupo da Saúde, procure o pastor responsável na Universal em que você frequenta ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 94821-0173, ou ainda no emailadmcentraldasaude@gmail.com.

Para solicitar uma visita do grupo em qualquer parte do Brasil, procure pelo SOS Saúde Templo no WhatsApp (11) 99748-7596 ou e-mail: visitas@sp.universal.org.br. O pedido será encaminhado à equipe mais próxima de você.

Veja na galeria de imagens como foi a ação do grupo pelo Brasil:


  • Sabrina Marques / Fotos: Cedidas 


reportar erro