A fé que confronta o inaceitável

Imagem de capa - A fé que confronta o inaceitável

Como você reagiria se recebesse a notícia de que a data da sua morte já está marcada? Talvez você fique até desconfortável com esse exercício de imaginação que estamos lhe propondo agora. Afinal, não é o tipo de notícia que as pessoas gostariam de receber.

Mas a Bíblia traz um relato extraordinário sobre o rei Ezequias, de Judá, que havia adoecido de uma enfermidade mortal. Então, o profeta Isaías vem a ele não para determinar que fosse curado, mas para entregar a mensagem de que pusesse sua casa em ordem porque morreria. O rei Ezequias era um homem temente a Deus e não aceitou aquela mensagem de morte. Embora tenha ficado muito triste, ele sabia de sua condição diante de Deus. O breve relato acima pode ser conferido no segundo livro de Reis, capítulo 20, versículos 1 e 2.

Naquele momento, Ezequias virou o rosto contra a parede, enquanto o profeta ainda deixava o palácio. Muito triste, então, orou: “Ah, Senhor! Suplico-Te lembrar de que andei diante de Ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos Teus olhos”. Esta breve oração pode ser encontrada no segundo livro de Reis, no capítulo 20, versículo 3.

Com estas poucas palavras, Ezequias chamou a atenção de Deus porque nelas havia a manifestação da fé. Em vez de se prostrar diante do problema, o rei decidiu recorrer a Deus. O Altíssimo reparou naquele pequeno homem que estava buscando a Sua gloriosa resposta.

Então, no mesmo instante, Deus mandou que Isaías retornasse e dissesse para o rei que ele não morreria e que ele estava curado. Em homenagem ao acontecimento, Ezequias se alegrou e escreveu uma canção (Isaías 38.9-20). O Altíssimo protegeu Judá do ataque dos assírios e o testemunho do rei ecoou mundo afora, de tal modo que os babilônios quiseram ver de perto o que havia acontecido com o rei Ezequias e o seu povo (2 Crônicas 32.31).

Talvez você esteja na mesma situação de Ezequias. Talvez você soube que uma enfermidade atacou o seu corpo, uma dívida impagável lhe tira a paz ou sua família está se desfazendo. Porém qual tem sido a sua reação diante dos problemas que têm aparecido em seu caminho?

Será que você deixou o desânimo lhe abater ou você agiu como Ezequias e usou a fé?

No segundo livro de Crônicas, capítulo 6, vemos que Salomão nos deixa um ensinamento por meio de sua oração, realizada no Templo que havia acabado de ser edificado. Diante de todo o povo de Israel, o rei relembra a grandiosidade do Altíssimo.

Há um trecho dessa oração que merece destaque. No versículo 26, Salomão diz para Deus que quando não houver mais esperança, quando tudo parecer perdido para aquelas pessoas, que o Altíssimo possa ouvir as orações que forem feitas naquele Lugar Sagrado, perdoando o povo de seus erros e, em seguida, abençoando-os.

Nos dias de hoje, Deus continua sendo o mesmo Soberano descrito na oração de Salomão. Ele não mudou o Seu caráter, tampouco o Seu poder diminuiu. Sua majestade foi exclusiva no passado, é a mesma no presente e continuará por toda a eternidade. Portanto não há limites para o Todo-Poderoso agir em sua vida. Não importa qual seja a sua situação, o tamanho do seu problema. Ainda que pareça que você perdeu o rumo, tudo sempre esteve sob o controle de Deus. Por isso, Ele tem poder para transformar a sua história.

No livro O Poder Sobrenatural da Fé, o Bispo Edir Macedo fala do tema: “a fé sobrenatural jamais poderá ser explicada através da lógica ou da razão, porque é dom de Deus. E as regras estabelecidas pelas leis físicas são frontalmente contrárias às regras que regem as leis da fé, as quais, por sua vez, estão além do entendimento de vida deste planeta. Em outras palavras, a fé sobrenatural é a mais absoluta certeza de Deus, da veracidade da Sua Palavra e do cumprimento das Suas promessas, não importando o tempo parecer demorado”.

Assim, não se deixe abalar pelo que os seus olhos naturais estão lhe mostrando. Faça uma reflexão sobre a qualidade da sua fé e suscite os seus direitos em um templo da Universal.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images