113 milhões de pessoas, em 53 países, vivem em fome extrema
Relatório revela que os sinais do Fim dos Tempos ainda acontecem
Um relatório divulgado pela União Europeia (UE), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e outras organizações, mostrou que 113 milhões de pessoas, em 53 países, vivem em fome extrema.
Sobretudo, os mais afetados são: Síria, Iêmen, Nigéria, República Democrática do Congo, Afeganistão, Sudão, Sudão do Sul e Etiópia.
Esse quadro da fome no mundo vem associado, principalmente, com o cenário de guerra que tem assolado o mundo.
É interessante notar que mesmo com os desenvolvimentos tecnológicos e com toda a aparente civilidade que a modernidade proporciona, o mundo continua tendo guerras, fome e outros problemas.
O Senhor Jesus falou sobre o Fim dos Tempos
Certa vez, o Filho de Deus foi questionado sobre quais seriam os sinais de Sua vinda. E, entre os muitos acontecimentos, estariam a fome e as guerras (Mateus 24.6-7).
Leia também: Entenda o significado da Santa Ceia, retratada na novela Jesus
Esse fato bíblico se relaciona com o que já acontece nos dias de hoje, pelo mundo.
Com o passar dos séculos, os problemas de clima, como o efeito estufa e o fenômeno do El Niño – que provoca alterações meteorológicas em termos globais –, se intensificaram.
A poluição provocada pela industrialização nos grandes centros urbanos do planeta, desregulam a temperatura e a qualidade do ar.
Com as guerras e o ambiente de instabilidade política, as pessoas não conseguem investir para o desenvolvimento econômico. Só para ilustrar, grande parte dos países que enfrentam guerras civis estão no continente africano, extremamente afetado pela fome.
Além disso, muitos outros problemas contribuem para a fome no mundo moderno. Portanto, os sinais, de fato, têm se cumprido.
Quando o mundo acabará?
Entretanto, o fim do mundo, propriamente dito, ainda não aconteceu. O livro de Apocalipse apresenta 4 símbolos que resumem as catástrofes pelas quais a Terra ainda irá passar.
Esses símbolos são cavaleiros. E o fato de o apóstolo João mostrá-los em forma de “cavalos” simboliza a velocidade e a fúria com que esses acontecimentos se concretizarão.
O primeiro cavaleiro surge montado em um cavalo branco. A cor desse animal revela que esse “cavaleiro” virá com um discurso de paz mundial. Portanto, o início da destruição da Terra começará com o aparecimento público do anticristo, um representante do inferno.
Em seguida, surge um cavaleiro montado em um cavalo vermelho, que representa as guerras e a violência que assolará os habitantes da Terra.
Então, surgirá a grande fome

Nesse cenário de horror, aparece o cavaleiro do cavalo preto (Apocalipse 6.5-6).
Sobre ele, o Bispo Edir Macedo escreve no livro “Estudo do Apocalipse”: “A balança na mão do cavaleiro do cavalo preto aponta para o racionamento da comida. Uma medida de trigo correspondia, aproximadamente, a quatrocentos e cinquenta gramas, e era o consumo diário de um trabalhador. Significa que um homem teria de trabalhar um dia inteiro para conseguir comprar alimento para sustentar apenas a si mesmo, ou seja, como precisa comer para poder trabalhar, a sua família ficaria passando fome. Aí está a ideia principal deste terceiro selo. A cevada sempre foi considerada alimento de animais, por ser muito barata. Mas no cumprimento deste selo, mesmo sendo três vezes mais barata que o trigo, ainda assim o seu valor será exorbitante.”
E a aparição do último cavalo, de cor amarela, revela a consequência deixada pelos três primeiros cavaleiros: a morte.
O Reino dos Céus
Vale observar que desde o início da Bíblia, com Abraão, Deus deseja reunir para Si um povo que O adore com sinceridade.
Então, quando o Senhor Jesus veio ao mundo e Se sacrificou na cruz, veio inaugurar esse Reino, permitindo que fôssemos perdoados dos nossos pecados e, assim, pudéssemos viver com Ele nos Céus.
Leia também: Ressurreição do Senhor Jesus: entenda a importância desse evento
“Estudo do Apocalipse”
Se você deseja aprender mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao Apocalipse, não deixe de assistir as palestras disponíveis no Univer Vídeo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo