De mãe para mãe: O Tempo não volta
Olá querida mãe!
Pensando sobre como o tempo tem passado cada vez mais rápido, vendo a mudança das coisas e o crescimento dos nossos filhos, eu te convido a uma reflexão: Já reparou que uma mãe com um bebê no colo ouve várias vezes por dia das pessoas “aproveita essa fase, porque passa rápido e depois dá uma saudade!” E é verdade a fase de bebê dos nossos filhos é tão intensa, eles são tão dependentes de nós, que passa voando. Mas é assim também com as outras fases da vida deles, inclusive a fase da adolescência. Por mais complicada e conflitante que seja essa fase, ela é uma etapa da vida do ser humano, e passa.
Talvez você esteja se sentindo cansada e impotente diante de tantos problemas no relacionamento com sua filha, e querendo que essa fase passe logo, porque você acha que não aguenta mais. Mas se pensarmos assim tornaremos as coisas bem mais difíceis.
Procure mudar o seu olhar em relação a sua filha adolescente. Se coloque no lugar dela, lembre-se de como você se sentia quando tinha a mesma idade. Acredito que você queria ser ouvida, ser compreendida ou pelo menos que tentassem te compreender. Uma espinha era motivo para não querer ir à aula. As transformações no seu corpo te deixavam confusa e envergonhada. Pois é, a geração é outra, mas a essência da adolescência é a mesma, uma fase de conflitos e transformações.
Procure ser a melhor amiga de sua filha. Viva essa fase com ela. Não a rejeite. Quais lembranças você espera que ela tenha da adolescência? Será tudo muito mais fácil se os pais estiverem aproveitando cada oportunidade de estar junto, compartilhando cada nova experiência! Pois como diz o título O TEMPO NÃO VOLTA!
Eliana Urbaneja.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo