thumb do blog Núbia Siqueira
thumb do blog Núbia Siqueira

Você já recebeu o Espírito Santo?

Se Deus não muda, mas Ele continua sendo O mesmo de eternidade em eternidade, por que Ele não batizaria uma pessoa fiel, sincera e desejosa de ter o Seu Espírito para O amar e O servir?

Imagem de capa - Você já recebeu o Espírito Santo?

O apóstolo Paulo estava em uma viagem missionária pela Ásia Menor, e chegou em Éfeso para estabelecer a igreja naquela região.

Ao estar diante de alguns discípulos, a primeira pergunta de Paulo foi a respeito do Espírito Santo. Veja:

“Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
E estes eram, ao todo, uns doze homens.” (Atos 19.2-7)

Repare bem, aqueles homens haviam recebido a fé, haviam sido batizados nas águas, porém não haviam sido ainda ensinados com clareza, sobre a promessa do batismo com o Espírito Santo. Quando Paulo percebeu aquele desconhecimento, logo, corrigiu o problema.

Imagina, eram cerca de doze discípulos, que embora tivessem boa vontade para servir, jamais conseguiriam dar frutos verdadeiros da sua transformação de vida.

Justamente, porque é impossível viver a fé de forma contínua, sem o Espírito Santo. É impossível ter a mente iluminada, ter o coração purificado ou ter o testemunho da consciência de que somos filhos de Deus, sem o Espírito Santo. É Ele Quem nos tira da condição de alma vivente e nos transforma em espírito vivificante. É Ele Quem nos convence do pecado e promove o arrependimento. É Ele Quem nos lembra do que aprendemos na Palavra de Deus. E eu poderia continuar aqui a pronunciar uma lista extensa sobre a Obra do Espírito Santo no desenvolvimento da Salvação.

Paulo permaneceu em Éfeso por três anos, e a igreja nesta cidade se tornou uma das mais importantes e influentes do primeiro século. Éfeso desempenhou um papel crucial na pregação do Evangelho na Ásia, ou seja, desta igreja, a Palavra de Deus se espalhou para muitos outros lugares, por causa dos discípulos que nasceram ali. Veja, este crescimento não aconteceu somente no número de pessoas, mas, sobretudo, na qualidade espiritual, por causa do batismo com o Espírito Santo.

O apóstolo Paulo havia recebido o Espírito Santo logo nos primeiros dias de sua conversão, então, ele sabia que aqueles discípulos, que estavam havia anos sem receber tal privilégio, viviam estagnados na fé.

Para estes homens, o impedimento era por completa ignorância com respeito à promessa de Deus, mas, para a grande maioria hoje nas igrejas, é o fato de não crerem como diz as Escrituras. Ou seja, apesar de saberem o que a verdadeira fé exige, essas pessoas continuam sem se entregar 100%, como o Altíssimo exige. Elas não abandonam a sua velha vida, os seus desejos e as suas vaidades para agradar a Deus.

Então, embora o batismo com o Espírito Santo seja uma promessa extensiva a todos, não são todos que alcançam o cumprimento dela. Não, porque Deus não queira, pois penso que essa seja a Sua maior vontade. Mas, o batismo é para quem CRÊ. E CRER não é ser um cristão nominal, frio, indiferente, fraco ou inconstante na fé.

Se Deus não muda, mas Ele continua sendo O mesmo de eternidade em eternidade, por que Ele não batizaria uma pessoa fiel, sincera e desejosa de ter o Seu Espírito para O amar e O servir? Por que Ele deixaria um filho Seu desamparado e sem o maior revestimento de poder eficaz para enfrentar todo o mal neste mundo? Não faz sentido, não é mesmo?

imagem do author
Colaborador

Núbia Siqueira / Foto: iStock