thumb do blog Núbia Siqueira
thumb do blog Núbia Siqueira

Tudo é vaidade

Neste mundo caído, a natureza humana sempre buscará inclinar-se ao que é vão e fútil. Entenda

Imagem de capa - Tudo é vaidade

Para explicar a transitoriedade da vida, as Escrituras a compara com a neblina que rapidamente se dissipa e com a erva que nasce e murcha num único dia. Por isso, “debaixo do sol”, TUDO é vaidade.

Esta afirmação não é pessimismo e nem exagero. Quando Deus nos diz que por aqui, até a melhor das ações humanas pode culminar no pecado da vaidade, significa dizer que, neste mundo caído, a natureza humana sempre buscará inclinar-se ao que é vão e fútil.

Vou escrever alguns posts sobre a vaidade em vários aspectos da vida, como na profissão, na riqueza, na religião e no conhecimento. Hoje, começopela beleza.

Justamente, porque vivemos num mundo obcecado pela aparência. Por isso, tantas academias, clínicas de estéticas, plásticas, botox e lojas.

A cobrança por uma boa aparência sempre existiu, mas a sociedade atualmente mede as pessoas, cada vez mais, pela sua imagem.

Logo, um sofrimento psicológico se instalou no mundo feminino, porque o padrão de beleza está tão alto, que nem as mulheres mais bonitas o realizam. Você já ouviu falar que até as modelos precisam ser retocadas no Photoshop?

Recai sobre a mulher um peso tão grande de ser bonita, elegante e atraente que, a vaidade deixou de ser pecado e pecado é ter rugas, 2 kg a mais, celulite ou cabelo branco, por exemplo.

Nenhum problema em se cuidar, se maquiar ou ter qualquer outro carinho com a sua aparência, mas no mundo espiritual, a beleza não é fundamental.

Cultivar exageradamente a beleza pode abrir uma porta para o pecado da vaidade, que lá na frente nos condenará.

Mas como, então, nos arrumar sem estar pecando?

Há pecado quando o cuidado com o exterior é maior que o cuidado com o interior. Veja alguns exemplos que revelam desequilíbrio:

*Podemos nos maquiar, mas sem que isso exija horas no banheiro;

*Não se gostar ou não conseguir se expor em público ao natural;

*Não conseguir ficar sem fazer compras para si;

*Passar horas pensando em beleza, moda e afins;

Contudo, não podemos ser tolos, porque a vaidade é pecado, tanto quanto o relaxamento e a preguiça também são.

Quando falamos sobre o tema, tem gente que é 8 ou 80, e acha que só deve tomar banho. Porque, se de um lado tem os exagerados, do outro lado tem os xiitas. Mas, quem anda na fé tem equilíbrio em tudo, e discerne o que convém do que não convém.

imagem do author
Colaborador

Núbia Siqueira / Foto: Getty Images