thumb do blog Núbia Siqueira
thumb do blog Núbia Siqueira

Aprenda a escrever!

Imagem de capa - Aprenda a escrever!

Muita gente tem dificuldade em escrever, e isso é normal, pois somos dotados de habilidades diferentes neste mundo. Contudo, se não temos destreza para colocar em um texto as nossas ideias e opiniões, isso não poderá ser uma justificativa para deixarmos de ser os escritores da nossa alma. Porque este é o desafio proposto por Deus: que venhamos escrever os Seus Ensinamentos no nosso interior.

Este livro é único, só pode ser redigido por nós, portanto, é uma tarefa pessoal e intransferível, pois para a sua construção não são usadas folhas de papel, mas as tábuas do nosso coração.

Assim como Deus, no passado, escreveu as primeiras tábuas da Lei e as deu a Moisés, Ele hoje deseja que tenhamos registrado dentro de nós as Suas instruções de Vida, para que a Sua orientação não se perca.

Quando a Palavra não permanece no ser humano, ele cede às propostas tentadoras do pecado que a todo o momento vêm. Por isso, o rei Davi disse a certa altura: “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra Ti.” (Salmo 119.11)

O coração que não tem gravado a Palavra de Deus vive governado pelos sentimentos, pelas emoções e pelas variadas dores que a vida impõe. Dessa forma, ora o seu dono se sentirá forte e animado, outras vezes débil e desanimado, ora compreendido e amado, mas, outras vezes incompreendido e injustiçado… Justamente porque o coração pulsa e oscila a todo o instante múltiplas sensações.

E foi por esquecer a Palavra de Deus que o povo de Judá foi entregue ao cativeiro babilônico. Embora, os profetas tenham alertado tantas vezes sobre a decadência espiritual da época.

“O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos vossos altares.” (Jeremias 17.1)

A inclinação para trair, enganar, mentir ou prostituir estava tão profundamente arraigada dentro do povo que Deus disse que aqueles desejos estavam escritos com caneta de ferro, com ponta de diamante.

Que coração duro eles tinham, não é mesmo? Falo isso, porque estes materiais citados no Texto são usados para trabalhar nas superfícies mais rígidas que existem.

Então, o problema do pecado e do desejo de fazer o que é mau, não é simplesmente uma falha ou uma fraqueza, como algumas pessoas pensam.

Pecado é um estado de rebelião contra Deus. Consiste na recusa do ser humano em viver submisso à Vontade do seu Criador. É um comportamento subversivo às Leis que foram estabelecidas por Ele.

Podemos dizer que o pecado traz consequências desastrosas para quem o comete e, além disso, deixa marcas na alma que somente o Sangue do Senhor Jesus pode apagar.

Veja, portanto, que a nossa vida é o nosso livro, e estamos todos construindo nossa biografia eterna, assim como construíram os homens e mulheres da Bíblia no passado. Cada dia pode ser uma página bem escrita e legível para quem quiser ler e aprender, mas também pode ter um registro de vergonha e desobediência. Cada um decide por si mesmo.

Mas, não podemos nos esquecer: um dia, na eternidade, (que em breve chegará!) Deus lerá em Voz alta a história que escrevemos para todos ouvirem.

Pensemos, então, com temor e tremor, neste desfecho final que o Todo-Poderoso dará à nossa biografia, mediante o registro que nós mesmos fizemos.

Nos vemos na próxima semana!

imagem do author
Colaborador

Núbia Siqueira / Foto: iStock