thumb do blog Núbia Siqueira
thumb do blog Núbia Siqueira

A confiança e a porcelana

Leia e medite na mensagem de hoje

Imagem de capa - A confiança e a porcelana

“Faze o que bem te parecer aos teus olhos;” I Samuel 1:23

Essa foi a resposta de Elcana a Ana, sua mulher, quando ela disse que desmamaria Samuel e o entregaria aos cuidados de Eli para ficar para sempre servindo a Deus no santuário. Elcana assumiu o voto de Ana e abraçou a sua decisão sem contrariedade.

Veja, não é todo marido que pode falar para a sua mulher “faze o que bem te parecer”.

Isso seria dar autonomia para se tomar decisões precipitadas, emotivas e equivocadas.

Também não são todos os filhos, cônjuges, sócios, amigos ou subordinados que podem desfrutar de muita liberdade.

Então, confiança é algo que se conquista ao longo do tempo com um caráter reto, um comportamento ilibado, com transparência e com lealdade. Por isso, não queira que as pessoas confiem em você da noite para o dia, só porque disse meia dúzia de palavras amáveis. Também não queira que uma confiança rompida por deslealdade seja restaurada de uma hora para outra.

Quem falhou precisa ter atitudes certas para reconquistar o crédito que, um dia, teve com alguém. O primeiro passo é o arrependimento, pois não tem como mudarmos e fazermos diferente no futuro, se não reconhecermos e nos arrependermos dos nossos erros. Depois, é preciso ter paciência para respeitar o tempo que cada um necessita para restabelecer o vínculo e voltar a confiar.

Mas, melhor mesmo é não trair a confiança de ninguém, porque, para muitos, ela é como uma porcelana que quebrou. Pode se emendar, colar e tentar esconder onde partiu, mas as marcas estarão sempre lá.

Não queiramos descobrir como cada pessoa reage! Sejamos fiéis!

imagem do author
Colaborador

Núbia Siqueira / Foto: Istock