Universal auxilia vítimas de furacão nos Estados Unidos

Pior furacão em 50 anos, Harvey, deixou mais de 1 milhão de desabrigados

Imagem de capa - Universal auxilia vítimas de furacão nos Estados Unidos

Uma das maiores catástrofes naturais da história do Texas (Estados Unidos) se abateu sobre a população norte-americana na última semana. O furacão Harvey atingiu primeiro a cidade de Rockport, às 22 horas do dia 25 de agosto último, e logo alcançou outras cidades que foram igualmente destruídas.

Harvey era um furacão de escala 4 quando atingiu Rockport. Com o passar dos dias perdeu força e chegou à capital texana, Houston, como uma tempestade tropical. Nem por isso o estrago causado foi pequeno. De acordo com o governador do Texas, Greg Abbott, o prejuízo causado supera os prejuízos dos furacões Katrina e Sandy, podendo chegar a 180 bilhões de dólares.

Ao todo, Harvey atingiu cerca de 480 quilômetros de extensão territorial com fortes chuvas e ventos de mais de 200 km/h. A catástrofe tirou a vida de, pelo menos, 47 pessoas, e desabrigou mais de um milhão.

A Universal no Texas

A Universal está presente em 24 cidades texanas, com um total de 31 igrejas. Cinco dessas igrejas estão localizadas na capital Houston, onde mora o bispo Guaracy Santos, responsável pela Universal em espanhol no estado.

“Das 31 igrejas, somente duas tiveram parte do teto afetado, a de Pasadena e Corpus Christi, causando vazamentos que, graças a Deus, não tiveram maiores consequências”, explica o bispo. “Apesar disso, a maioria dos membros foi impedida de participar das reuniões de domingo e de segunda-feira, dias 27 e 28, na sede de Houston. Isso porque todas as rodovias que dão acesso a ela estavam completamente inundadas.”

Na impossibilidade de as pessoas irem à Universal buscar a Palavra de Deus, a Igreja decidiu ir até as pessoas, levando o amor que Jesus tem por cada ser humano.

Evangelizadores incansáveis

Na manhã da terça-feira, dia 29, os pastores e os obreiros da Universal iniciaram o trabalho de evangelização nas ruas destroçadas dos arredores de Houston. Logo iniciou-se um “mutirão”, no qual cada cidadão auxiliava as vítimas do Harvey como podia.

“Solidariedade não tem religião. Esse é o pensamento de todos aqueles que, de fato, amam a Deus e fazem parte do nosso exército”, afirma o bispo Guaracy.

Assim como outras entidades, a Universal também se mobilizou para arrecadar roupas, água, alimentos e kits de higiene pessoal, a fim de realizar doações. Diversos caminhões e minivans se dirigiram à sede da Universal em Houston para recolher os itens. Depois, os evangelizadores foram até as vítimas do Harvey para prestar o socorro.

“No estado do Texas, não há opções de transporte público e muitos perderam o único carro que tinham para se locomover, ficando assim presos em seus lares, agora devastados, sem o mínimo para sobreviverem”, explica o bispo. “Como não poderia ser diferente, além de transformar a igreja sede em um centro de ajuda comunitária, membros, obreiros e pastores da Universal se mobilizaram para socorrer famílias inteiras. Em carros particulares, cada um saiu em diferentes direções para levar mantimento àqueles que estavam passando por necessidades básicas. ”

Ainda levará, pelo menos, alguns meses para que as famílias texanas possam se reestabelecer e normalizar suas vidas. Até que isso aconteça, a Universal segue levando a Palavra de Deus, além de roupas e mantimentos.

imagem do author
Colaborador

Por Sabrina Marques e Andre Batista / Imagem: Reprodução Facebook