Sua vida profissional mudará se você entender isso

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Fotolia

Há por aí muitos advogados frustrados, engenheiros arrependidos, administradores infelizes, etc. Isso porque, muitas vezes, eles escolheram a profissão por impulso e deixaram de lado o talento que têm.

E você, sabe qual é o seu talento? Há quem passe a vida toda sem ter a resposta para essa pergunta. Por isso, descobrir qual é a sua habilidade e investir nela é o primeiro passo e o mais decisivo para alcançar o sucesso e a felicidade profissional.

A Folha Universal consultou especialistas com o objetivo de entender o que significa ter um dom para algo, como descobri-lo e investir nele. Para o consultor internacional e mentor em gestão empresarial e de talentos Ahlex Van der All, todos possuem não apenas uma aptidão, mas várias. “Posso afirmar categoricamente que todas as pessoas possuem talentos, no plural. Fizemos uma pesquisa comportamental com 987 coachees (clientes) no ano de 2016 e descobrimos que uma pessoa tem no mínimo cinco grandes talentos.”

O personal e professional coach Carlos Alberto Xavier acrescenta que é preciso entender esses talentos para lapidá-los ao longo da vida. “Na minha visão profissional, nascemos com múltiplos talentos, o que desenvolvemos são as habilidades. Eu diria que o talento está atrelado, em muitos casos, a algo que gostamos de fazer e fazemos bem. Quando investimos nisso estamos investindo em algo que nos dá prazer.”

Não enterre seu talento

O bispo Edson Costa, palestrante do Congresso para o Sucesso, explica que não adianta apenas saber qual talento você tem, é preciso investir nele. “Deus nunca vai dar algo grande para uma pessoa se ela não estiver capacitada para tomar posse daquilo. Infelizmente, muitas pessoas têm medo de investir nelas mesmas. Então, não importa quantos talentos você recebeu, mas sim o que você está fazendo com eles. Você os está multiplicando ou deixando-os enterrados?”

“E se não der certo?” Esse é um pensamento comum de quem tem medo de mudar ou que está acomodado em algo que faz, mas não é feliz. Segundo o bispo Edson, é preciso vencer essa zona de conforto e investir no que gosta. “O medo tem atrofiado a vida das pessoas. E se você tentar e Deus colocar a mão e a coisa andar? E se você fizer sucesso? E se Deus fizer acontecer aquilo em que ninguém acreditava? Vamos arrancar a maldição do ‘e se não der certo’ e colocar ‘vai dar certo porque Deus é comigo’”, orienta.

Desenvolva

De acordo com Van der All, fazer algo apenas pelo dinheiro é receita certa para o fracasso. “É fundamental que você goste muito da profissão, faça bem-feito, acima da média, e, claro, gere renda para o seu crescimento e o de sua família. Quando temos todas essas variáveis, o sucesso e a qualidade de vida são garantidos. Se você tem talento, mas não se preocupa em evoluir, terá grandes frustrações e lamentará no futuro pelas oportunidades perdidas.”

O talento vem de berço ou de treino? “Muitas pessoas já nascem com aptidões maravilhosas. Vamos dar um exemplo: os jogadores de futebol Ronaldinho Gaúcho e Neymar já nasceram com um dom especial, assim como Cristiano Ronaldo e Kaká lapidaram seus talentos com muito treino. Ou seja, é completamente possível aumentar suas capacidades e habilidades, bem como descobrir talentos inatos e lapidá-los diariamente.”

Não desista de fazer algo de que gosta, não desperdice essa oportunidade. “Eu quero que você se apaixone pelo sucesso, que você diga ‘chega de usar meu talento para os outros.’ Quando seu patrão usa seus talentos, você os está perdendo e ele está usando-os no seu lugar. Pare de dar desculpas, de se inferiorizar para não investir em si. Não fique comparando seu talento com o de ninguém, não entre nesse jogo de competição. O que importa é o que Deus colocou na sua mão, se você usar isso bem, você vai arrebentar”, completa o bispo Edson.

Que tal dedicar ainda hoje um tempo para conhecer mais a respeito de si mesmo e dar o primeiro passo para sua vitória?

Descubra seu talento e invista nele

O consultor Ahlex Van der All sugere usar o Ikigai, um conceito que surgiu na Ilha de Okinawa, no sul do Japão, para descobrir os seus talentos. Na palavra Ikigai, iki significa vida e gai a realização de desejos e expectativas. De acordo com os japoneses, todos têm um Ikigai. Para conhecer o seu, responda às questões abaixo:

O que eu amo fazer?

Questione-se sobre o tipo de trabalho que você gosta de executar, independentemente do dinheiro que possa ganhar.

O que eu faço muito bem, acima da média, com excelência?

Pergunte a si mesmo: em que área eu posso ser o Pelé, o Michael Jordan, o Muhammad Ali, ou seja, o melhor do mundo?

O que paga bem?

Reflita a respeito dos tipos de trabalhos/investimentos que existem e que têm retorno financeiro.

Como posso evoluir?

Analise quais são as suas capacidades/especialidades e busque alternativas para desenvolver o seu talento.

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o Congresso Para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras, no Templo de Salomão. Para encontrar uma Universal mais próxima de você, acesse www.universal.org/enderecos.

Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center, clicando aqui .


ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço: Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000