Voluntários promovem campanha em hemocentro do extremo leste de São Paulo

Ação aconteceu no Hospital Santa Marcelina. Saiba como foi

Imagem de capa - Voluntários promovem campanha em hemocentro do extremo leste de São Paulo

Doar sangue é um gesto de amor ao próximo e mais do que isso: salva vidas. No entanto, nos últimos tempos, por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos têm deixado de ir aos hemocentros, comprometendo os estoques.

Em São Paulo, por exemplo, os postos de coleta de sangue tiveram uma queda de 30% no número de doadores nos primeiros 10 dias do mês de março último, de acordo com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), responsável por atuar na captação e coleta em 11 postos da capital, região metropolitana de São Paulo e cidades do interior.

Preocupação constante

Por tamanha preocupação com os estoques dos bancos de sangue, que têm diminuído consideravelmente nesse período de isolamento social, voluntários do Grupo da Saúde Brasil (GSB) da Universal realizaram mais uma importante ação no bairro de Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo.

Seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, 102 voluntários do grupo da Saúde compareceram nos dias 12, 13 e 14 de maio ao Hemocentro do Hospital Santa Marcelina, extremo leste da capital. A ação durou 4 horas em cada um dos dias e, ao todo, 90 pessoas conseguiram realizar todo o processo de doação.

Maior mobilização

Apesar de ações como essa serem realizadas há mais de 7 anos no local, o Grupo da Saúde tem intensificado as mobilizações neste período de pandemia. De acordo com o Pastor Darleson de Jesus Costa, responsável pelo grupo no local, tem sido muito gratificante contribuir dessa maneira.

“Através dessa doação muitas pessoas foram alcançadas”, comentou o Pastor. Na oportunidade, ele aproveitou para fazer um importante pedido: “eu estendo o convite pra quem nunca doou sangue, a doar nesses próximos dias. Por meio de um doador salvamos em média 4 pessoas”, completou ele.

Ato gratificante

Essa atitude tem contribuído com todos, inclusive para aqueles que se dispõem em se doar pelo próximo, garante o voluntário Emidio da Silva Neto, de 59 anos. “Venho fazendo esse trabalho há 7 anos e é muito gratificante. É um prazer doar”, completou ele.

Para saber mais sobre as ações que os grupos da Universal estão realizando durante a pandemia do novo coronavírus, clique aqui.

Você também pode se tornar um voluntário. Encontre aqui o endereço de uma igreja mais próxima e se informe com o pastor.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo Grupo da Saúde