Voluntários oferecem curso profissionalizante a familiares de menores e ex-internos no litoral paulista

Grupo Universal Socioeducativo desenvolve atividades de integração e ressocialização dentro e fora das unidades

Imagem de capa - Voluntários oferecem curso profissionalizante a familiares de menores e ex-internos no litoral paulista

O Universal Socioeducativo (USE) realiza um dedicado trabalho de evangelização e atendimento social em prol dos menores internos em unidades socioeducativas de todo o País. Além disso, fora das unidades, voluntários do grupo também desenvolvem atividades de integração e ressocialização. Tais como cursos profissionalizantes, destinados aos familiares de menores e ex-internos.

Há pouco mais de 1 ano, o bloco da Praia Grande, no litoral paulista, atende 5 unidades socioeducativas para menores. O trabalho se estende a outras cidades: Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Registro e Iguape. Ademais, o cuidado com o interno não acaba quando a ação dos voluntários termina na unidade ou quando o menor cumpre a sua medida socioeducativa.

“Mostramos que acreditamos neles”

Por isso, no mês de janeiro último teve início um curso profissionalizante para familiares de menores e ex-internos. A saber, o curso gratuito, ministrado em uma pizzaria na Praia Grande, ensina técnicas para a produção de pizzas e esfihas. O espaço foi cedido pelos proprietários do local, Kelly Rufino e Thiago Oliveira, que são voluntários do grupo Universal Socioeducativo.

“Tem sido uma alegria imensa ministrar esse curso. Pois, é uma grande ajuda para eles que, muitas vezes, são desprezados pela sociedade. Mostramos a cada aula que acreditamos muito neles. É uma honra poder disponibilizar um tempo do nosso dia a dia tão corrido. Enxergamos lá na frente futuros profissionais e empresários de sucesso”, declararam Kelly e Thiago.

As aulas são ministradas uma vez por semana. O curso terá a duração de 3 meses. Todos os participantes ganharam gratuitamente o kit com avental, apostila teórica e outros materiais de uso pessoal. Ao se tornar um pizzaiolo e esfiheiro, o aluno tem a oportunidade de preencher uma vaga no mercado de trabalho ou, ainda, abrir o próprio negócio.

O curso é uma forma de incentivo

O pastor Christian Chiaramonti, responsável pelo trabalho do grupo na região, conta que quando o menor sai da unidade, ele fica rotulado como ex-interno e torna-se mais difícil conseguir uma colocação no mercado. “Assim, ele acaba encontrando a falsa saída que é o crime e as drogas”, afirma. O curso é uma forma de incentivá-lo. “Ele sairá certificado com uma profissão”, conclui.

Assim como os menores, familiares também podem cursar as aulas. Como é o caso do pedreiro Marcelo Santos, de 44 anos, padrasto de um interno que cumpre medida socioeducativa em Itanhaém. Além da profissão que já exerce, ele ainda trabalha vendendo lanches no período da noite. Dessa forma, com o curso, ele tem a chance de aperfeiçoar o seu trabalho e gerar mais renda para a família.

Universal Socioeducativo

O trabalho da Universal dentro das unidades para menores se intensificou a partir do ano de 2017. Contudo, durante 25 anos o programa foi desenvolvido no Rio de Janeiro e em São Paulo, e ao longo dos anos se expandiu para todos os estados brasileiros, Distrito Federal e para alguns países.

Atualmente, as atividades desenvolvidas com os menores são realizadas por milhares de voluntários. Elas acontecem em mais de 360 unidades socioeducativas em todo o Brasil. Apenas em 2018, mais de 100 mil foram atendidos, somando os que saíram das unidades e os que ainda estão reclusos.

Neste ano, a expectativa é resgatar no mínimo 5 mil jovens, envolvendo-os em projetos culturais, sociais e esportivos. Seja um voluntário do grupo e leve a Palavra para quem tanto precisa. Encontre o endereço de uma Universal mais próxima de você e se informe com um pastor.

 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas