Voluntários oferecem ajuda imediata a pessoas em situação de rua em São Paulo

Devido à quarentena, moradores de rua sofrem com o desamparo social. Saiba como ajudar

Imagem de capa - Voluntários oferecem ajuda imediata a pessoas em situação de rua em São Paulo

Cidades inteiras em toda a parte do mundo estão enfrentando restrições de circulação da população pelas ruas ou orientação de isolamento das pessoas em suas casas. São Paulo, a mais populosa do Brasil, com mais de 12 milhões de habitantes, é uma delas. A quarentena no município deve durar pelo menos até o próximo dia 7 de abril. Além do prejuízo econômico que isso trará (a previsão é de 1,5 bilhões de reais, devido ao fechamento do comércio na cidade), ainda há o agravamento da questão social.

Só em São Paulo, cerca de 25 mil pessoas vivem em situação de rua. E elas que já sofrem com a invisibilidade social, agora enfrentam ainda mais necessidades com a diminuição das doações, esporádicas ou espontâneas, que recebiam e com as quais depende a sobrevivência nas ruas. Ademais, correm um grande risco por viverem em condições precárias de higiene.

Trabalho social do Anjos da Madrugada

Diante desse cenário, o trabalho social da Universal, na terça-feira última (24), foi às ruas da capital paulista para oferecer um atendimento imediato aos moradores de rua. O Anjos da Madrugada levou até um grupo deles o projeto “Banho do Bem”: uma carreta com duas cabines de banho, uma feminina e outra masculina, com o reservatório de água acoplado, que proporciona um banho de água quente.

Além disso, durante a ação também foram doados roupas, sapatos, kits de banho (toalha, sabonete e bucha) e de higiene pessoal (papel higiênico, barbeador descartável, escova e pasta de dente). E, dessa vez, ainda foram incluídos itens como máscara, luvas e álcool em gel, medidas de prevenção contra o contágio do Coronavírus. Ademais, cada um recebeu uma refeição composta de suco e sanduíche.

“As ruas se encontram vazias para segurança de todos. Mas, pra essas pessoas que não têm uma casa, tudo se dificultou ainda mais. Chegamos ao local e vimos a triste realidade dos que se encontram em situação de rua e que, por conta da pandemia, relatam não ter o apoio de mais ninguém, apenas da Universal. É tocante ver a alegria daquelas pessoas ao tomar um banho, depois de dias ou semanas sem. Essa ação foi especial, pois, realmente, levamos a esperança por meio da fé”, contou a enfermeira Maria Giza, voluntária do grupo.

Retomada da dignidade e da esperança

Os beneficiados com a ação que aconteceu no viaduto do Glicério, região central da cidade, também contaram com uma palavra de fé e apoio espiritual oferecida pelos voluntários, o que ajuda na retomada da dignidade e da esperança, e ainda fazendo contato com os familiares, assim incentivando-os a sair das ruas. Os voluntários que participam desse trabalho também oferecem serviços profissionais gratuitamente na área de bem-estar, como cabeleireiro e manicure, saúde, orientação jurídica e social para obtenção de documentos e recolocação no mercado de trabalho.

“O objetivo desse trabalho é devolver a dignidade aos moradores de rua, que muitas vezes permanecem dias e até semanas sem ter condições de trocar de roupa ou se limpar. De fato, a carência material enfrentada por quem vive nessa situação vai além da falta de moradia e alimentação. Afeta também a saúde e a higiene pessoal, dificultando o processo de ressocialização. Com a ação social, muitos podem tomar um banho quente, com sabonete e toalha, receber kits de higiene pessoal, roupas e sapatos, além de obter alimentação e atendimento espiritual. Isso é decisivo para que muitos voltem a planejar o recomeço de suas vidas”, explicou o responsável pelo grupo da Evangelização no Brasil, Leandro Zangarini.

Saiba como ajudar

Quer apoiar este trabalho e ajudar pessoas que se encontram às margens da sociedade a terem uma oportunidade? Faça a sua parte. Se você tem condições de ajudar, doe alimentos, produtos básicos de higiene e outros itens. Você também pode ser um voluntário do Anjos da Madrugada. Encontre o endereço de uma Universal perto de você e saiba como.

Colabore, também, com o valor que puder e seja um anjo na vida de alguém que, por muito tempo, tem sido desprezado, mas que poderá recomeçar com uma palavra de fé, um prato de comida e um banho quente. Doe via universal.org/doar.

 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas