Voluntários da Universal levam esperança e apoio às vítimas das enchentes no Sri Lanka, sul da Ásia
Recentemente, o país esteve no centro de uma das piores crises climáticas de sua história. Confira
Há poucos dias, o Sri Lanka – país insular (ilha) localizado no sul da Ásia, próximo ao extremo sul da Índia – enfrentou uma das piores crises climáticas de sua história.
Embora ciclones tenham provocado fortes chuvas e inundações em países como Indonésia, Tailândia e Malásia, o caso do Sri Lanka foi uma tempestade específica que devastou o território, deixando vastas áreas submersas.
Segundo o presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, o corrido se tornou a operação de resgate mais desafiadora já realizada pelo país.

Para contextualizar
Somente no Sri Lanka, cerca de 355 pessoas perderam a vida, parte de um total de 1.035 mortes registradas até o momento em toda a Ásia. Esse número inclui 502 vítimas na Indonésia, 176 na Tailândia e duas na Malásia, de acordo com autoridades locais.
Informações indicam que uma combinação de fenômenos meteorológicos extremos desencadeou chuvas torrenciais por toda a ilha, enquanto tempestades atingiam partes de Sumatra, o sul da Tailândia e o norte da Malásia.

O que tem sido feito
Diante dessa triste e preocupante situação, cerca de 25 voluntários da Universal no Sri Lanka têm se mobilizado incansavelmente para levar ajuda a diferentes comunidades. O apoio ocorre de diversas formas: visitando famílias, ouvindo suas necessidades e oferecendo suporte físico e espiritual conforme cada realidade.
Para chegar aos locais mais afetados, os voluntários enfrentam desafios como estradas alagadas e condições perigosas de deslocamento. Apesar disso, centenas de cestas básicas já foram distribuídas e refeições servidas a pessoas que estavam há dias sem se alimentar adequadamente.
Durante as ações, os voluntários também têm transmitido a mensagem de que Deus, em Sua infinita misericórdia, é capaz de reconstruir e restaurar a vida de todos os impactados, assim como tem feito na vida daqueles que buscam apoio na Universal.

Depoimento do Pastor responsável pela Universal no Sri Lanka
O Pastor Joseph Ouverney, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no país, compartilhou:
- “O país enfrenta uma grave crise econômica e, com essas tempestades, o setor de meteorologia não conseguiu prever o ciclone. Duas represas se romperam, causando um grande desastre e atingindo cerca de um milhão de famílias. Mil casas foram destruídas.”
Ele acrescentou:
- “Nossa igreja está localizada na área mais pobre do país, de onde vêm muitas de nossas famílias. No último sábado, como eles não tinham condições de preparar alimento, levamos toda a ajuda possível.”
O Pastor Joseph também informou que os voluntários do projeto Anjos da Madrugada estão responsáveis por levar alimentos a moradores de rua e detalhou planos para o final do ano:
- “Teremos o Natal Solidário, com centenas de pratos de comida. Estamos abrindo um Centro de Ajuda no país para apoiar as famílias, já que muitos lugares ainda estão alagados.”

Sobre a Universal no Sri Lanka
Em suma, a Universal no Sri Lanka conta com duas igrejas e quatro núcleos de oração, conduzidos por pastores casados, solteiros e também voluntários de grupos como a Força Jovem Universal (FJU) e a Evangelização (EVG).
Inclusive, há pouco tempo, Pastor Joseph Ouverney e sua esposa, Raquel, relatam durante o Programa Obreiros em Foco, sua trajetória no Sri Lanka, levando a mensagem de Jesus a comunidades ainda pouco alcançadas.
Assista:
Por fim, leia também:
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo