Você sabe de onde vem o ciúme?

Recentemente, a novela Jesus mostrou uma cena, a fim de exemplificar sobre o assunto. Saiba mais

Imagem de capa - Você sabe de onde vem o ciúme?

Um relacionamento traz consigo muitos desafios. Entre eles, ter a certeza e confiança de que é único (a) na vida do (a) parceiro (a). Diante de situações cotidianas, contudo, é comum casais apresentarem crises de ciúmes.

Entretanto, essas crises podem esconder muito mais do que uma simples desconfiança. Elas, muitas vezes, aparecem como um sentimento inofensivo ou até mesmo em forma de intuição.

Recentemente, a novela Jesus, exibida de segunda a sexta-feira, às 20h45, pela Record TV, mostrou uma cena que tipifica bem o relacionamento de muitas pessoas.

Veja no vídeo abaixo:

Na trama, Yoná e Natanael são noivos. No entanto, a exemplo de qualquer pessoa, a jovem possui amigos. Um deles é o jovem Tiago, que também é seu primo. Os dois cresceram juntos e, naturalmente, possuem muitas histórias em comum.

Na cena, ao perceber que Natanael se aproximava dos dois amigos, Satanás logo se encarregou de sugerir um pensamento de ciúme na mente dele. Esta cena traz alguns ensinamentos para casais, que você pode conhecê-los abaixo:

1 – O diabo sugere pensamentos disfarçados de sentimento

Ao sugerir que “ela não ri assim quando está com você”, Satanás sabia que isso geraria muitos conflitos no jovem. Não se pode esquecer que antes mesmo de o mundo ser formado, o diabo já existia. Ele conhece todas as fraquezas de uma pessoa. Sabe quais pensamentos conseguirão abalar quem o ouve.

2 – É muito fácil ouvir e aceitar a voz do diabo

Perceba que, ao ouvir a voz de Satanás, Natanael não rebateu o pensamento. Ele tratou como um simples “ciúme bobo”. A Bíblia fala que o diabo é como um leão, que fica ao nosso redor.

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão” 1 Pedro 5:8. 

Um leão bramando faz barulho. Isso quer dizer que o diabo não fica quietinho olhando o que o ser humano está fazendo, “comendo uma pipoquinha”, sem fazer nada. Ele faz barulho. Ele fala, sugere e não sossega enquanto não consegue cumprir o que deseja.

O mesmo versículo dá a dica de como vencer esses pensamentos sugeridos por ele: “sendo sóbrios e vigilantes”. Naquele momento, Natanael não estava vigiando e os sentimentos falaram mais alto. Ele não sabia do que os dois estavam rindo, tampouco o que conversavam, mas, mesmo assim, sentiu ciúme.

Por isso, é fundamental que um cristão fique atento e perceba quando é, realmente, um indício de algo que precisa de mais atenção ou quando é o diabo querendo brincar com as emoções.

3 – O diabo provoca e depois usa a provocação contra você 

Quando Natanael apresentou o ciúme do amigo de Yoná, ela logo se posicionou, repudiando a atitude dele. Logo, mais uma vez, o diabo se encarregou de completar o seu trabalho, dizendo: “como você é tolo, agora mesmo que ela não vai mais gostar de você”.

Perceba que, primeiramente, ele sugeriu o ciúme. Depois, fez Natanael se sentir mal pelo que ele próprio sugeriu.

A verdade é que o diabo gosta de brincar com os sentimentos das pessoas, pois ele sabe que uma emoção à flor da pele pode causar desastres irreparáveis. Principalmente quando esse sentimento é o ciúme. (Leia Provérbios 6:34)

Então, como lidar com o ciúme?

É natural sentir-se enciumado em algumas ocasiões. Contudo, nestes momentos, é necessário que você tenha discernimento para distinguir se realmente há motivos ou se não é algo sugerido por Satanás. Como? Na Bíblia, no livro de Tito, há uma resposta: 

“Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis” Tito 1:15

Se tudo é puro aos que são puros, isso quer dizer que se você tem uma mente limpa e, sobretudo, em Deus, esse tipo de pensamento não terá espaço em sua cabeça. Afinal, para resistir aos pensamentos do diabo é necessário estar sujeito a Deus (Tiago 4:7).

Isso, porém, não quer dizer que você jamais sentirá ciúme. Entretanto, se seu parceiro não lhe dá motivos, não há razão para sentir-se assim.

Enfim, saiba discernir quando realmente há uma situação verdadeira, de alerta, e quando não passa de um momento que o diabo utilizou para tentar deturpar a sua visão e, claro, causar sérios problemas em seu relacionamento.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: iStock e Reprodução Record TV