Você sabe controlar as suas emoções?

Entenda como elas podem prejudicar a sua vida e saiba como combater o sentimentalismo por meio da Fé

Imagem de capa - Você sabe controlar as suas emoções?

A natureza feminina tem a tendência de ser mais sentimental do que racional e isso pode ser visto facilmente nas situações do cotidiano: ao ouvir uma canção que mexe com os sentimentos, ao assistir a um filme que faz as lágrimas caírem ou quando a resposta atravessada de alguém deixa um nó na garganta.

Tanto a alegria e o prazer quanto a dor e a frustração são sentimentos que fazem parte da natureza humana e aparecem em algum momento, mas se tornam um problema quando passam a conduzir a vida de uma pessoa. Assim como a água apaga uma chama, a emoção é capaz de anular a Fé.

Enquanto o Espírito da Fé tem o poder de fortalecer uma pessoa, as emoções, ao contrário, podem enfraquecê-la. Diante de uma situação negativa, de decepção ou de frustração, quem reage com base nos sentimentos reclama, chora, fica triste, fala o que não deveria e, muitas vezes, acaba por ampliar o problema. “Quando você reage na emoção, você não está enxergando que está fraca, se diminuindo, se desvalorizando”, explicou a colunista Cristiane Cardoso durante uma das meditações do Godllywood, transmitida pela plataforma Univer Vídeo. “Quando você está sentindo, você começa a fazer tudo errado e você começa a cavar ainda mais aquele poço. Então o sentimento só piora essa emoção.”

O que fazer?
Os sentimentos vão surgir nos mais variados momentos da sua vida, mas o que fará a diferença é como você vai lidar com cada um deles.

“A razão e a emoção são duas escolhas que você faz todo o dia, principalmente quando você está numa situação difícil”, disse Cristiane Cardoso.

A mulher não precisa fingir que está tudo bem, mas lutar contra aquela emoção. Quando perceber que um sentimento está surgindo, pergunte-se: o que eu faço com isso? Invisto nele ou sigo em frente e vou em busca de uma solução? “Quando você investe na razão você faz o que tem que fazer”, afirmou.

Um exemplo prático é a forma com que uma pessoa lida com críticas, seja de pessoas próximas ou no trabalho.

Quem age com base na emoção logo se pergunta: “quem ela pensa que é para falar isso comigo?”, um questionamento que já estimula a raiva, os maus olhos e até a mágoa. Por outro lado, alguém com uma reação racional encararia de outra forma, inclusive podendo até considerar a crítica como uma oportunidade de se desenvolver. “Se você ficar sempre ‘sentindo’, você não vai mudar”, alertou Cristiane Cardoso.

Faça da Fé a sua aliada
Em uma das meditações do Godllywood, o Bispo Edir Macedo destacou a importância de usar a Fé para lutar e sacrificar, e não para “sentir”. E o sacrifício é demonstrado quando, mesmo em meio à dor, a pessoa decide perdoar quem lhe fez mal, esquecer uma situação ruim ou até mesmo o marido que a traiu. “Você tem que ter Fé para virar as costas para aquela situação e se manter no caminho da Fé”, explicou o Bispo. Quem deixa de usar a Fé para combater os maus sentimentos não só fica suscetível às circunstâncias, como também corre o risco de voltar a ter comportamentos anteriores a quando não conhecia a Fé, como ficar deprimida. É assim que, aos poucos, a mulher sentimental deixa de ver Deus na vida dela.

O Bispo Macedo ressaltou que a Fé não pode ser alicerçada em sentimentos, pois em meio às dificuldades ela será ineficiente. Ele lembrou ainda que, mesmo quando tudo está aparentemente bem, é preciso estar vigilante o tempo todo. “O mundo espiritual é um mundo de guerra, 24 horas por dia. Não se deixe levar por uma emoção. Não apoie a sua Fé em uma emoção”, finalizou.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: Getty images