Você sabe aceitar um “não” de Deus?

Aprenda as lições preciosas por trás dessa resposta Divina e o que a sua reação mostra sobre você

Imagem de capa - Você sabe aceitar um “não” de Deus?

Você considera que amar é fazer todas as vontades de uma pessoa? Se sua resposta for afirmativa, talvez você precise rever o seu conceito de amor. É provável também que você faça parte do grupo de pessoas que não aceitam um “não” como resposta de alguém querido.

Acontece que, além de lidar assim com amigos e familiares, muitos também se relacionam assim com Deus. Muitas pessoas se sentem decepcionadas com Ele quando suas orações não são respondidas com o tão esperado “sim”.

Todavia a relação de Deus com Seus filhos é justamente uma relação paternal. Imagine se você, sendo pai ou mãe, atendesse a todas as vontades de seu filho, independentemente do que, de como ou de quando eles quiserem ser satisfeitos. Essa criança se tornaria alguém que não conhece nem aceita limites e se transformaria em um adolescente mimado e depois em um adulto que não suporta a frustração de ser contrariado – o que, aliás, faz parte do dia a dia de qualquer um, afinal, nem sempre as coisas saem do jeito que queremos e quem é maduro entende isso. Ou algo até pior poderia ocorrer: o pai que deixa o filho comer só os açúcares que deseja o deixará doente ou o que deixa o filho jogar bola em uma rua movimentada poderá ver o pequeno exposto ao perigo e até ferido. Os exemplos são os mais variados, mas o ensinamento é um só: amar
não é aceitar todos os caprichos de alguém.

É exatamente assim queDeus age: como um pai que ama seu filho e conhece o mundo melhor do que ele. A diferença entre o Deus Pai e um pai humano é que o Criador nunca erra. Então, o “não” dEle não revela desamor, mas um cuidado que nenhum outro poderia nos dar, pois Ele sabe todas as necessidades de Seus filhos e quando supri-las.

Aprenda com o “não”
O Bispo Marcio Carotti, apresentador do programa Fala Que Eu Te Escuto, da Record TV, ensina, em vídeo na sua página no YouTube, que existem três lições preciosas que podemos aprender ao receber um “não” de Deus.

A primeira é a ter paciência. O Bispo compara pessoas que querem tudo na hora a crianças mimadas que, quando não são atendidas, choram, gritam e esperneiam: “Deus nos ensina a termos paciência e a sabermos esperar a nossa hora”.

Receber um “não” de Deus revela a condição do ser humano e esta é a segunda lição. O Bispo ressalta que, muitas vezes, o motivo do “não” Divino é o fato de a pessoa não estar preparada naquele momento para receber tal bênção, mesmo que, aos seus olhos, ache que está: “nós sempre achamos que estamos aptos a receber o que pedimos, mas Deus é quem sabe de verdade. Ele está à frente de nós uma eternidade. Você sabe como vai estar daqui a dez, cinco ou um ano? Você não sabe, mas Deus sabe”, afirma o Bispo.

Entender que Ele sabe de todas as coisas conduz à terceira lição: ter confiança. “Deus quer que nós confiemos nEle. Quando Ele diz ‘não’, está dizendo ‘meu filho, confie em Mim, Eu sei o que estou fazendo’”, argumenta.

Vai ser muito melhor
Citando João 18.36, versículo em que o Senhor Jesus explica que o Seu Reino não é deste mundo, o Bispo esclarece que ele revela que o que Deus dá ao homem sempre é muito melhor do que ele pediu: “tem coisas que nós pedimos a Deus e recebemos um ‘não’ a princípio, mas depois Ele nos abençoa de uma maneira muitas vezes maior e melhor”. Isso acontece porque, apesar de termos um plano em mente, Deus tem sempre um plano melhor. A Bíblia cita em Jeremias 29.11: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que desejais”. O Bispo acrescenta que “no final você vai se sair bem, tudo vai dar certo para você, no final você vai vencer, você vai alcançar o que você quer, ainda que seja por caminhos diferentes. Isso não é maravilhoso? Creia nisso, ponha isso dentro de você e confie em Deus”.

É claro que, para que a Vontade do Pai seja feita, Seu filho precisa confiar que é obediente a Ele. Então, abra seus ouvidos para entender a diferença entre uma falta de resposta e uma resposta negativa. E, antes de reclamar por não ter sido atendido por Deus, avalie qual tem sido o seu comportamento. Se ele estiver de acordo com o comportamento de um filho de Deus, confie em Seu Pai.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: HappyNati/getty images / jonhortondesign/getty images