Você realmente entende o seu alto valor?

A compreensão distorcida que Eva tinha de si mesma atravessa os séculos e afeta as mulheres até hoje. Entenda

Imagem de capa - Você realmente entende o seu alto valor?

[EVA – PARTE IV]

Você já parou para pensar no que aconteceu com Eva depois que ela e Adão foram expulsos do jardim do Éden? A Bíblia mostra que, nesse período, não houve arrependimento imediato. Magoado, o homem se manteve distante de Deus por muito tempo e Eva imitou o erro dele.

Apesar de ter sido criada para ser auxiliadora e representante de Deus na vida de Adão, a primeira mulher não se via capaz de agir diante da situação e, omissa, passou anos apenas sofrendo ao lado dele. Quantas vezes esse padrão se repete hoje? Muitas mulheres percebem que o parceiro não está bem, mas não sabem ajudá-lo ou orientá-lo. Elas pensam em se posicionar, mas, por medo de perdê-lo, aceitam o inaceitável.

Essas mulheres ainda não reconhecem seu potencial e o quanto uma atitude diferente, alinhada ao querer de Deus, poderia transformar tudo.

Ezer Kenegdo foi o termo atribuído por Deus à mulher, o mesmo usado para o Espírito Santo. Isso não é à toa. Precisamos resgatar esse valor dado por Ele desde a origem. Como explicou Cristiane Cardoso na série Mulheres da Bíblia, Eva não conhecia seu valor. Uma prova disso é que, apesar de já ter filhas, ela só celebrou quando deu à luz seu primeiro filho homem: “Alcancei do Senhor um homem” (Gênesis 4). Como mulher, ela se inferiorizava e não valorizava suas filhas, o que gerou, ao longo do tempo, mulheres emocionalmente frágeis e com valor próprio distorcido.

A mulher de hoje pode dar um basta nisso. Se no início da Humanidade elas aceitaram menos do que mereciam, sujeitando-se a dividir marido (como no caso de Lameque), casar-se com homens como Caim, se anular e repetir padrões baixos, hoje você, leitora, pode escolher ser diferente! Eva era uma menina sem referências e seus erros não foram intencionais, mas sua história existe para nos ensinar o que fazer ou não. Com ela, compreendemos o papel proposto por Deus à mulher e o erro que cometemos por não vivê-lo.

Amiga, quando você se posiciona, você faz a diferença. Ninguém pode edificar tanto sua família e seu parceiro quanto você mesma. E não é preciso se comparar com outras mulheres, competir ou se anular, pois ser quem Deus idealizou basta e gera grande retribuição. Para saber mais, assista à série Mulheres da Bíblia em univervideo.com. Na plataforma, busque a temporada 1 (T1), episódio 4.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: divulgação