Você perde a noção do tempo na internet? Então precisa ler isto

Entenda como um jovem cristão deve se comportar na vida online

Imagem de capa - Você perde a noção do tempo na internet? Então precisa ler isto

Estudo realizado pelas instituições cristãs americanas Barna Group e Impact 360 Institute avaliou a relação de 1.503 jovens com a internet. O resultado mostrou que quem mantém a fé ativa tem um comportamento mais saudável na internet.

A pesquisa foi realizada com pessoas que tinham entre 13 e 21 anos de idade em julho de 2020. O tempo médio de uso de internet pelos adolescentes foi de 5h15 por dia. Já os jovens adultos utilizavam a internet mais de seis horas.

Para 53% dos entrevistados, o tempo gasto na internet é exagerado, correndo o risco de se tornar insalubre. Inclusive, também 53% informaram que procrastinam ou deixam de realizar tarefas por causa da tecnologia.

Outro dado importante descoberto é que 50% acreditam que a tecnologia os deixam mais distraídos. Também são 50% os que criticam a si mesmos após realizarem comparações com outras pessoas nas mídias sociais.

Já 54% têm a sensação de “estarem perdendo tempo” ao utilizar a internet.

A pesquisa também revelou que 36% se tornam menos produtivos por causa da internet. E outros 30% perderam a capacidade de prestar atenção e acreditam que isso seja efeito da internet.

Para o presidente da Barna Group, David Kinnaman, esses efeitos são assustadoras consequências de “uma quantidade incrível de tempo gasto em telas”:

“Isso vale para qualquer coisa, mas estamos vendo isso acontecer de uma forma maluca com as mídias sociais, não apenas com os jovens, mas também com os adultos. Não podemos nem sair para jantar sem o telefone na mão, sem verificar. Cada zumbido, cada bing, causa um impulso de adrenalina que se espalha por nosso corpo. E por isso estamos sendo atraídos para essa relação com a mídia social e com a tecnologia que está consumindo nossas vidas ”.

Cristãos têm comportamento diferenciado

Um ponto importante descoberto na pesquisa é que os jovens que mantêm a fé ativa são mais criteriosos em relação ao tempo que passam na internet e ao conteúdo acessado.

“Existe uma interconexão realmente interessante entre ser um discípulo resiliente e como você usa seu tempo nas telas”, informa Kinnaman. “Ser um cristão resiliente não significa apenas que você tem uma fé mais forte, mas, na verdade, você é mais forte em algumas das maneiras que mais importam na vida real.”

Como ao utilizar a internet e as mídias sociais.

O pesquisador ressalta que “as mídias sociais podem começar a remodelar nossas vidas de uma forma que é incongruente com a verdade de quem Deus nos chamou para ser”.

Como um jovem cristão se comporta

Embora os jovens cristãos tenham se mostrado mais críticos a respeito da internet, ainda deixam a desejar por gastarem muito tempo na internet consumindo conteúdos, muitas vezes, que nada acrescentam em suas vidas.

É o que explicou o Pastor Paulo Cezar em live realizada pelo FTU:

“Como o mundo tem feito para dominar o tempo das pessoas? Por meio de conteúdos audiovisuais, vídeos, entretenimentos. Hoje em dia nós temos jovens que passam o dia inteiro vendo vídeos, seja no YouTube, seja no TikTok, seja em outros canais. Muito cuidado. A pessoa vê um vídeo e daqui a pouco ela está vendo outro e outro, Passa horas do seu dia consumindo esses vídeos. Vídeos que, muitos deles,  não levam a nada, não ensinam nada, não agregam valor nenhum”.

O Pastor explica que o cristão deve buscar, acima de tudo, conteúdos que fortaleçam sua fé. Ou seja: não é proibido passar algum tempo na internet. Mas é preciso ter controle do tempo gasto e do conteúdo consumido. E sempre ter em mente de que, o mais importante, não é a mídia social, mas sim Deus.

“Um jovem de Deus está preocupado com a sua vida com Deus”, afirmou o Pastor. “Existe a amizade do mundo, a popularidade com o mundo. E a amizade de Deus, a popularidade de Deus”.

Para entender melhor sobre a maneira que um jovem cristão deve se comportar na internet, clique aqui e assista a live completa sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images