Você está em um relacionamento “xarope”?

Renato e Cristiane Cardoso, apresentadores do “The Love School”, explicam o que é e como mudar

No programa The Love School – A Escola do Amor, exibido no último sábado (07), os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso destacaram que muitas pessoas estão vivendo um relacionamento “xarope” e ainda não se deram conta.

Por que isso é importante:

Muitos casais vivem uma relação repleta de ciúmes, ansiedade, brigas, desconfiança –  ingredientes de um relacionamento “xarope” –  e não sabem como agir.

  • Normalmente, tem um que é apaixonado pelo outro, a pessoa tem literalmente o coração dela entregue à outra pessoa. E para não perder essa pessoa, ela faz concessões e mais concessões, e vai se anulando no relacionamento”, destaca Renato.

4 sinais de um casamento “xarope”:
 1º – Entediante – faltam interesses comuns

O apresentador explica que o fato de o casal ter personalidades diferentes ou que haja muitas diferenças entre eles, isso não é um problema. Mas eles precisam encontrar interesses comuns, alinhar esses interesses, a fim de que o relacionamento se torne motivador, excitante.

  • “Muitos casais passam a viver um casamento ‘xarope’ pela falta de interesses em comum, e isso acontece gradativamente, porque ambos estão buscando coisas diferentes. Então, você precisa se interessar pelo que o outro se interessa, procurar atender às necessidades da outra pessoa”, aconselha.
2º – Enjoativo – excessos que adoecem o relacionamento

Um exemplo disso é o celular, que apesar de ser uma ferramenta extremamente útil e que nos ajuda muito, pode ser um veneno quando usado em excesso.

Muitas vezes, o marido ou a esposa quando está em casa, em vez de dar atenção ao cônjuge fica no celular o tempo todo. Ou seja, está mais preocupado com os likes da sua rede social do que com a pessoa que está ao seu lado.

  • “Às vezes, a pessoa cobra demais, fica sufocando com uma cobrança excessiva de atenção, de alguma coisa que está desequilibrada. Muitos casais têm o problema de expectativas frustradas e a pessoa quer que o cônjuge realize para ela. Então, ela enche a cabeça dele com uma cobrança, muitas vezes, irrealista, então, isso enjoa!”, alerta o apresentador.
3º – As conversas não batem

Embora tenha a ver com o primeiro sinal, diz respeito, especialmente, ao fato de os casais não saberem conversar. Quando conversam é sobre contas, mercado, filhos, etc.  Não demonstram nenhum interesse em saber o que está acontecendo na vida do outro e em como ajudá-lo. Vivem na mesma casa, mas em mundos diferentes, cada um com seus projetos e sonhos. E quando se perde a cumplicidade, chega uma hora que a pessoa não sabe por que está casada.

Para conviver bem com alguém você precisa saber o que interessa à outra pessoa. Você só faz aquilo que gosta e quer que o outro seja forçado a gostar das mesmas coisas, e não é assim! Você tem que saber o que é compartilhar, fazer companhia.  Fazer algo que seu cônjuge gosta, mesmo que você não tenha muito interesse. Faça isso por amor, por companheirismo.

4º – Intimidade inexistente ou horrível

Não há mais intimidade nas conversas e muito menos física. Não há carinho, toque, beijo, enfim, sexo não existe mais ou, quando acontece, não é prazeroso.

A solução:

Renato explica que quando as pessoas vêm nas palestras da Terapia do Amor recebem um choque de realidade. Isso porque elas conseguem enxergar o problema, identificar o que está errado no relacionamento e o que está de errado nelas. Ao frequentar as palestras, elas não só descobrem o diagnóstico, mas, também a cura, o tratamento para isso. E quando aplicam o que é ensinado, o problema é resolvido.

Maio – o mês dos casais:

Então, tire esse mês de maio – o mês dos casais na Terapia do Amor, para investir no seu casamento. Participe todas as quintas-feiras das palestras do “Curso de Renovação do Casamento” e tenha seu relacionamento transformado.

A Terapia do Amor acontece no Templo de Salomão e em outras localidades. Consulte aqui os endereços.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: iStock