Você está debaixo de uma dominação na sua vida?

Saiba o que é, como ela se manifesta e o que fazer para se livrar dela com Renato e Cristiane Cardoso

Imagem de capa - Você está debaixo de uma dominação na sua vida?

De acordo com o apresentador Renato Cardoso, do programa “The Love School – A Escola do Amor, estar debaixo de uma dominação, seja no relacionamento amoroso ou individualmente, é quando algo ou alguém exerce um poder total sobre a vontade, o pensamento e sobre o agir de uma pessoa.

Ele explica ainda que não se trata de algo que acontece esporadicamente, mas com frequência, ainda que com intervalos, pois é um padrão de comportamento na vida da pessoa do qual ela não tem controle.

“A maioria das pessoas que tem essa dominação não faz nada a respeito porque ela pensa que é algo pontual. Ela teve esse problema em um relacionamento e por não estar mais naquele relacionamento ela acredita que superou, mas não superou. Quando ela passar por algo semelhante em outro relacionamento vai acontecer de novo aquela dominação”, acrescenta Cristiane.

3 formas de dominação

Então, os apresentadores destacam que a dominação se manifesta em três formas:

Pensamentos –  A pessoa, por exemplo, que se acha feia e pensa que, por causa disso, ninguém vai se interessar por ela.  “Esse é só um exemplo das muitas formas que uma dominação pode se manifestar”, destaca Renato.

Sentimentos –  É outra forma de manifestação da dominação. Essa mesma pessoa que se acha feia, por exemplo, pode sentir que é gorda, a exemplo dessas modelos que sofrem com anorexia. Elas são magras, mas se acham gordas. Ou seja, é um pensamento que entrou e agora se manifesta em forma de um sentimento. Então, ainda que ela não seja gorda, ela se sente assim.

Comportamentos – A pessoa que acha que se sente feia, vai manifestar um comportamento da seguinte forma: ‘eu não vou me preocupar com vida amorosa porque eu não vou me casar mesmo. Eu vou focar no trabalho porque é só isso que eu posso contar na minha vida’. Ou seja, ela não sabe, mas está debaixo de uma dominação de um pensamento que se transforma em sentimento e depois se traduz em comportamentos.

“Veja que a dominação é muito profunda, ela começa lá no pensamento que, inicialmente, muitas vezes você não consegue identificar”, observa Cristiane.

O perigo de uma dominação

A pessoa que está debaixo de uma dominação permanece prisioneira, como um escravo que o Senhor tem total controle sobre a vida dele. Então ela não tem liberdade para ter a vida gostaria. Mas de dentro da prisão fica vendo as pessoas lá fora desfrutando de uma vida que ela não tem, e ela não consegue sair daquela prisão.

O que fazer para se livrar de uma dominação?

O apresentador Renato Cardoso destaca que “é importante entender que a dominação não é mais forte que você. O que acontece é que você precisa desenvolver as suas forças para vencer a dominação. Você tem que aprender a dominar a dominação”.

E é exatamente isso que você vai aprender nas palestras da Terapia do Amor. Participe! Todas as quintas-feiras às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão e em outras localidades. Consulte aqui os endereços onde a palestra acontece.

 

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Istock