Você é vagarosa ou fervorosa?

A sua forma de ser e de agir define se você será tolerada ou requisitada pelas pessoas e por Deus

Imagem de capa - Você é vagarosa ou fervorosa?

É você quem decide como será sua comunhão com Deus, como agirá no trabalho, como cuidará de sua saúde, como zelará por seu lar e como realizará cada responsabilidade que lhe é confiada. Na rotina agitada de muitas mulheres, mal uma tarefa é finalizada e logo há outra à espera.

Como dar conta de tudo? “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”, ensina a Bíblia em Colossenses 3.23. Já em Romanos 12.11 está escrito: “Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor”.
Em uma das edições da Meditação da Palavra, disponível no Univer Vídeo, Cristiane Cardoso explicou que ser vagaroso no cuidado é ser uma pessoa que demora para fazer as coisas e não reage aos problemas. “Paulo está falando que ‘você tem que ser ágil, tem que fazer alguma coisa’. Nós entendemos Deus como Alguém ativo, que está sempre fazendo alguma coisa a respeito do que Ele quer. Então, se você quer ser uma mulher mais espiritual, o que está fazendo a esse respeito?”, questionou.

Vagando pela vida
A pessoa vagarosa se agarra à ideia de que o tempo lhe trará tudo: maturidade, ensinamentos e a condição perfeita para agir, mas isso é uma grande utopia. A mulher vagarosa está sempre se enganando por viver em um eterno gerúndio, prolongando suas atividades de forma contínua, sem finalizá-las. Ou seja, em vez de dizer “estou trabalhando para mudar isso em mim”, a mulher deveria afirmar: “já mudei o que tinha que mudar e fiz o que tinha que fazer. Qual é a próxima coisa?”

Por vezes, a pessoa vagarosa “demora para fazer uma coisa para não ganhar outra tarefa. É ‘toma aqui um talento’ e ela poderia fazer aquilo em um dia, mas demora cinco para não ganhar outro e ela ainda se acha esperta”, disse Cristiane, que alertou: “pessoas assim não são requisitadas.

Pessoas assim são toleradas. E você tem que avaliar se não é uma pessoa que todo mundo tem que tolerar. Tolerar por quê? Porque ninguém vai jogar você fora, mas terá que ficar tolerando sua lerdeza”.
Pode ser que você queira assumir uma nova responsabilidade na Obra de Deus, ter sucesso ao edificar o seu lar, ter intimidade com Deus e se tornar uma referência para outras mulheres, falar outro idioma, ser promovida em seu trabalho ou conquistar seus sonhos, mas se você for vagarosa para cumprir suas responsabilidades e lenta quando tiver de tomar uma atitude e em suas reações diante dos problemas, nada vai acontecer.

“Quando você vir uma pessoa que está sempre fazendo muita coisa e todo mundo pede mais algo para ela, não fique com inveja. Reconheça que ela é eficaz, uma pessoa que faz e que consegue dar conta de dois ou dez talentos. Ela consegue porque é uma pessoa fervorosa. Ela não demora nem é vagarosa com as coisas que tem que fazer”, destacou.

Seja fervorosa
Esse é o segredo para fazer a diferença na sua comunhão com Deus, na vida pessoal, na vida familiar, na vida profissional e em outras áreas: seja fervorosa, ativa, dedicada e zelosa. “A pessoa fervorosa é insistente, vai lá e faz. Pensa naquilo, foca naquilo e leva aquilo a sério. Ela resolve logo.

É uma pessoa eficaz, eficiente. Ela é fervorosa porque tudo que você dá para ela, ela resolve, faz, arruma um jeito e aprende. E a Obra de Deus precisa de pessoas fervorosas”, declarou.

A mulher de Deus não pode ser vagarosa. Ela faz o que tem que ser feito, na hora em que tem que ser feito e da forma como deve ser feito, pois tem em mente que tudo que faz é uma oferta ao Senhor. “Quanto mais ela faz, quanto mais eficaz e mais fervorosa ela é, mais oferta ela dá a Deus, mais Ele pode contar com ela e mais Ele faz por meio dela”, concluiu.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Foto: Ziga Plahutar/getty images / aldomurillo/getty images