Você é obstinada?
Mulheres determinadas são mais resilientes e persistentes, mas algumas confundem determinação com uma atitude prejudicial
A determinação é uma virtude valiosa. Ela está presente em mulheres resilientes, que persistem mesmo diante das dificuldades. Mas atenção: é possível confundir determinação com algo prejudicial: a obstinação. Esta última é, na verdade, uma teimosia exagerada, uma fixação em um desejo ou pensamento, sem que se abra espaço para outras opiniões. Embora pareça determinação, ela é um desequilíbrio.
UM DESEJO QUE CALA O QUE IMPORTA
A mulher obstinada insiste em conseguir o que quer e não se importa de passar por cima do que ou de quem for preciso para isso. Ela é capaz de deixar tudo de lado para alcançar um sonho, um romance, um filho, uma carreira… Quando ela “determina” seu alvo, ela usa tempo, dinheiro e energia para tal. Mas onde está o erro nessas atitudes? Está no desejo tão intenso que a impede de ouvir a Deus, repensar objetivos ou considerar a opinião de alguém mais experiente. É como se o som do seu anseio fosse tão alto que calasse o restante, até os alertas.
Podemos ser obstinadas em qualquer área, até ao servir a Deus. Quando o ato de fazer muito para Ele ou a vontade de alcançar certa responsabilidade se torna fascínio,
pode-se entregar sacrifícios que Ele não quer receber. Assim, a obediência para cuidar do lar, do cônjuge e da comunhão se esfria e só as obras são valorizadas.
A BALANÇA PERFEITA
Amiga, onde há desequilíbrio, Deus não está. Ele é a balança perfeita e Sua Palavra nos ajuda a podar excessos. Para isso, entretanto, precisamos de humildade – algo que a obstinação rejeita. Então, reflita: existe alguma coisa que você quer tanto que nem mais se pergunta se essa é a vontade de Deus?
EVITE ARREPENDIMENTOS
Deus, como um Pai, sabe o que é melhor para Seus Filhos. A Bíblia diz: “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7:11 – NVI).
Peça, sim, mas compreenda Seus conselhos. E, se Deus não quiser dar o que você sonha, lembre-se que por vezes o desafio da fé é confiar na Soberania do Alto, que diz “sim” ou “não” e ambos são bênçãos e, ainda que não seja sempre o que se quer, é sem dúvida mais excelente do que se imagina!
Enquanto a mulher obstinada se apoia na própria força, a mulher que teme a Deus luta e confia nEle – e, assim, evita uma série de arrependimentos. Quem você quer ser a partir de hoje?
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo