Você é humilde ou orgulhoso?

Leia e descubra

Imagem de capa - Você é humilde ou orgulhoso?

A humilde é indispensável para que sejamos salvos e o orgulho coloca a nossa eternidade com Deus em risco. Portanto, se quisermos ser salvos, não podemos dar lugar ao orgulho, visto que este sentimento é a raiz de todos os outros pecados, sendo ele o principal.

Vale lembrar que foi por causa do orgulho que Lúcifer se transformou no diabo.

Então, assim como o orgulho é o ponto de partida que nos leva ao inferno, a humildade é o ponto de partida que nos leva a Deus e permite que Ele transforme a vida de qualquer ser humano.

Pois, “a pessoa humilde é maleável, Deus tem como trabalhar com ela, pois é como o barro mole. Enquanto que uma pessoa orgulhosa é obstinada, ela não ouve, não aprende, não é submissa. Ela é egoísta, vai sempre pensar na vontade dela, se colocar em primeiro [lugar]. E para que Deus encha uma pessoa, primeiro ela tem que se esvaziar”, explica o Bispo Adilson Silva.

Toda honra e glória é do Senhor Jesus

Ele explica ainda que o orgulho faz a pessoa querer reconhecimento dos outros, aplausos. O orgulhoso se preocupa com o que os outros pensam a seu respeito, ele gosta do afago, do elogio, da homenagem, ele anseia pela honra humana.

Enquanto que a pessoa humilde se sente mal quando é elogiada e homenageada, pois ela sabe que não é nada e que o Único digno de ser honrado e glorificado é o Senhor Jesus.

Aliás, o Bispo destaca que a humildade é uma das principais características da pessoa que nasceu do Espírito Santo. E quem tem o Espírito de Jesus jamais vai querer a honra para si. Então, quando ela recebe um elogio ou “parabéns”, imediatamente ela transfere a honra para o Senhor Jesus.

“Esse é um assunto muito profundo e é uma responsabilidade muito grande falar disso, porque eu também sou humano. Quem sou eu para falar de humildade e de orgulho? Até porque não há ninguém que seja perfeitamente humilde. Na verdade, nós temos inclinações, ou para o orgulho ou para a humildade. Então, é um assunto que é muito profundo e traz um temor muito grande quando a gente fala disso”, disse o Bispo Adilson.

Consequência do orgulho e da humildade

“O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade. Provérbios 18:12

Ou seja, se uma pessoa é orgulhosa, quando ela busca a própria glória, está fadada ao fracasso e será humilhada, mas a humilde está no caminho de ser honrada.

A pessoa que é humilde entende que o mundo é uma engrenagem e que cada um de nós é uma peça dessa engrenagem, sendo que cada peça tem uma função e, portanto, nenhuma é mais importante do que a outra. Pelo contrário, uma precisa da outra.

Ou seja, isso significa que precisamos uns dos outros, ninguém é autossuficiente. As atribuições, as responsabilidades, as condições podem ser diferentes, mas diante de Deus todos somos iguais.

O exemplo de Maria

Maria foi um grande exemplo de humildade. Quando ela foi escolhida por Deus para gerar o Senhor Jesus, disse:

“Porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada” Lucas 1:48

Maria demonstrou uma humildade extrema ao se submeter ao propósito de Deus. Sem essa humildade Deus jamais poderia usá-la. Porque na sociedade daquela época, uma mulher solteira engravidar era um escândalo, sem contar o risco de ser rejeitada pelo noivo, José, o que, a princípio, realmente aconteceu. Mas, mesmo assim, ela não hesitou, pelo contrário, se considerou bem-aventurada por tamanho privilégio. Sem contar as humilhações, o desprezo, e os questionamentos das pessoas que ela teve que suportar para cumprir o propósito de Deus. Ou seja, ela teve que se anular completamente.

“Se ela fosse uma mulher orgulhosa, não aceitaria a missão que lhe foi dada. Então, Deus buscou uma mulher humilde, pois uma mulher orgulhosa não aceitaria ter o orgulho ferido, ser chamada de mulher adúltera, pervertida, ter seu nome sendo difamado. Ela não ia aceitar. Mas para o nome de Jesus aparecer e ser glorificado, o dela teve que ser colocado na lata do lixo”, observa o Bispo.

Na sua carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo os orientou dizendo:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3

Responda e avalie a si mesmo

Diante de tudo que leu até aqui, responda para si mesmo:

Você olha para os outros como superiores a você?

Provavelmente, você trata com respeito e consideração o seu chefe, o patrão, uma autoridade… Mas e aquela pessoa que não tem nada a lhe oferecer, que não tem poder para lhe beneficiar ou prejudicar, como você a trata? Você trata o seu subordinado, empregado, essa pessoa que está abaixo de você, com o mesmo respeito e consideração que trata um superior seu? Você diria para quem está acima de você o mesmo que diz – da mesma forma e no mesmo tom – para quem está abaixo?

Jesus é o maior exemplo de humildade que já existiu e devemos aprender com Ele, conforme aconselha o apóstolo Paulo:

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:5-8

Obviamente não somos perfeitos, todos nós falhamos, todos nós temos erros. Mas a pergunta é: você se inclina mais para a humildade ou para o orgulho?

Qual sua maior inclinação?

Porque para obter a Salvação é preciso obedecer, renunciar, contrariar o coração, as suas vontades. E fazer essas coisas requer humildade. Com o que você se preocupa mais? Em agradar a Deus ou com a sua reputação perante as pessoas?

Como você se sente quando recebe um elogio? Você se envaidece ou se sente mal? E quando você é contrariado, chamado atenção, como você reage? Quantas vezes, por dia, você pronuncia a palavra “eu”? “Eu faço”, “eu sou”, “eu sei”, “eu posso”, “eu tenho”, “eu”, “eu”….

Suas respostas revelam se você está mais inclinado para o orgulho ou para a humildade. Então, cuidado!

Noite da Alma

Se você reconhece que é orgulhoso, mas deseja ter um coração humilde como o de Maria para que, assim como ela, seja um instrumento nas mãos de Deus e, sobretudo, alcance a Salvação, participe, na próxima quarta-feira (09), da Noite da Alma, que acontece no Templo de Salomão e em todas as Igrejas Universal. Encontre aqui o endereço mais próximo de você. 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Istock e Reprodução