Você culpa todos ao seu redor pelos seus fracassos?

Cuidado, essa atitude pode lhe levar a péssimas consequências. Entenda

Imagem de capa - Você culpa todos ao seu redor pelos seus fracassos?

Há pessoas que estão de mal com a vida, com outros ou até consigo mesmas e nem entendem o porquê. Até tem uma lista de pessoas que não falam, não gostam e colocam nelas a culpa dos seus fracassos e sofrimentos. Ao mesmo tempo em que minimizam os erros que cometeram, maximizam o que fizeram de certo e até se consideram vítimas das atitudes dos outros.

Isso costuma ser um problema de raiva que não é direcionada para a pessoa correta: você mesmo.

“Na Bíblia há inúmeros casos de pessoas que erraram, sofreram por isso, mas, em vez de serem humildes e reconhecerem, se voltaram contra outros. Foi o caso de Caim, que direcionou sua raiva para Abel e o matou. De Esaú, que desprezou sua primogenitura e jurou matar Jacó. Na verdade, eles teriam de direcionar a raiva para si mesmos, pois o erro foi deles”, reflete o Bispo Renato Cardoso.

Se coloque nesta situação

Muitas pessoas vivem como cães raivosos, com lista de pessoas que consideram responsáveis pelas suas desgraças. Lembram das coisas boas que fizeram, mas não do mal, que são os verdadeiros responsáveis pela sua situação. Por exemplo: você é casado há 50 anos, fiel em todo o tempo, mas um belo dia resolve trair o cônjuge. Do que adiantaram os 50 anos de fidelidade?

Pare de minimizar seus erros, enfrente o que fez de errado, reconheça e mude. Deus perdoa e permite recomeços. Foque nisso e suas chances de se levantar, ter uma vida melhor e mais leve serão maiores.

“Entenda: este caminho de manter uma lista de pessoas que, na sua opinião, lhe prejudicaram ou não lhe ajudaram o suficiente, maximizar as coisas boas que fez e minimizar as ruins lhe levará a uma vida amarga, solitária e infeliz. Mas se, por outro lado, olhar para si, for humilde e mudar, terá um recomeço”, ensinou.

Para conferir esta e outras mensagens do Bispo Renato Cardoso, acompanhe as atualizações na página oficial do Youtube.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock