Você conta carneirinhos para dormir?
Uma boa noite de sono traz benefícios, ao passo que a ausência do descanso causa efeitos nocivos
Uma boa noite de sono é revigorante. É graças ao sono que se pode potencializar a memória e a atenção, restabelecer a energia física e mental, reduzir significativamente a inflamação, melhorar o humor, equilibrar hormônios e até controlar o apetite – isso mesmo: quanto menos dormimos, maior a probabilidade de lidarmos com o estresse e, estressados, aumentamos as chances de alimentarmos a fome irracional, que quase sempre é saciada com açúcares e carboidratos. Dormir mal aumenta, inclusive, o risco de obesidade infantil.
Por outro lado, um estudo demonstrou que, em atletas adolescentes, o sono de boa qualidade gera 68% mais chances de evitar lesões.
Em suma: o sono é um pilar para a saúde, como diz Monica Andersen, diretora de ensino e pesquisa do Instituto do Sono. Ela observa que “o sono representa um terço das nossas vidas”, o que por si indica o quão indispensável ele é. Monica afirma que o sono tem várias funções no nosso corpo, sendo que a principal é o equilíbrio interno, chamado também de homeostase. “Se perdemos o principal fator que nos leva ao equilíbrio interno, as consequências virão como cascata. O sono é a principal medida do nosso bem-estar.”
ACABE COM O BICHO-PAPÃO
A realidade mostra que dormir é um problema constante para muitos: além da dificuldade em iniciar o sono, muitos vão para a cama acompanhados de ansiedade, o que faz com que o cortisol (conhecido como hormônio do estresse) se eleve, interrompendo o sono. Administrar esse bicho-papão tem sido um grande desafio que não se resolve simplesmente contando carneirinhos.
Em uma época em que as informações se propagam rapidamente e que muitos milagres são prometidos em cápsulas, vemos o desespero de quem, para dormir, ingere 40 ou 300 comprimidos! “São doses abusivas. Ninguém tomaria 300 comprimidos de vitamina C para barrar uma gripe nem comeria 300 balas de uma vez”, enfatiza Monica, que, por conta da seriedade do assunto, reforça a necessidade de buscar orientação com um especialista para lidar com essa situação.
Saiba mais sobre o sono e seu impacto na arte abaixo e descubra como desfrutar de uma noite de sono valiosa e de um descanso reparador.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo