Vítimas de chuvas recebem amparo social em Guaramirim (SC)

Município decretou situação de emergência no último domingo (27)

Com cerca de 100 pessoas desabrigadas, o município de Guaramirim é o que registra o maior número de vítimas das chuvas que afetaram o estado de Santa Catarina desde o último sábado. Na última terça-feira (29), voluntários do Unisocial EVG visitaram os bairros da cidade para prestar assistência as famílias necessitadas.

“Perdemos o pouco que tínhamos. A água subiu na altura da cintura e não tivemos tempo de salvar muita coisa. Agradeço muito o apoio dos voluntários que estão nos ajudando, não apenas com alimentos, mas com todo o apoio que nos dá forças para continuar e seguir em frente após uma tragédia como essa”, relata uma das vítimas, Carminia Valentina Míssel.

Guaramirim está entre os municípios catarinenses decretados em situação de emergência, de acordo com o relatório da Defesa Civil, que destaca também a preocupação em relação à possibilidade de deslizamentos.

Na ação realizada no município, voluntários do Unisocial percorreram os bairros Boa Vista e Centro para prestar apoio emocional as vítimas. Além disso, foram distribuídas cestas básicas para as famílias afetadas.

“Temos procurado ajudar aqueles que perderam boa parte de seus pertences e que estavam sem perspectiva. Levamos uma palavra de esperança e também alimento para aqueles que se encontravam em situação crítica”, explica o responsável pelo Unisocial EVG na cidade, Eduardo Farias de Melo.

A voluntária Herica Lima conta que já enfrentou uma situação como essa. “A intensa chuva tomou conta da minha casa, perdemos móveis e pertences, foi muito triste. Conseguimos superar esses momentos e hoje tenho prazer em ajudar as pessoas que, infelizmente, passam por isso, pois sei o que elas vão enfrentar para reconstruir”.

O Unisocial EVG – mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus – realiza ações que amparam pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo Brasil. Em 2021, a iniciativa ajudou 1.198.659 pessoa em suas necessidades.

imagem do author
Colaborador

UNIcom