Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 23 de março de 2020 - 18:26


Vida a dois: como sobreviver a quarentena sem enlouquecer

Durante esse período de confinamento, saiba como lidar com a presença do cônjuge o tempo todo

Diante da pandemia que o mundo vive por conta do Coronavírus, todos os que podem permanecer em suas casas, assim estão fazendo. Ninguém sai, a fim de evitar a propagação do Covid-19, que já contaminou milhares de pessoas e causou outras milhares de mortes em todo o mundo.

Por aqui, um decreto do governador de São Paulo, João Doria, por exemplo, determinou que, a partir desta terça feira, 24 de março, todos os estabelecimentos considerados não essenciais deverão fechar por quinze dias. 

Depois desta determinação, logo surgiram piadas relacionadas ao confinamento ao lado do parceiro. A internet foi tomada por “memes” (imagens, áudios e/ou vídeos engraçados que circulam pela internet) sobre o assunto. Um deles dizia: Sem futebol na TV e sem poder sair de casa, comecei a conversar com minha esposa… ela parece ser gente boa!”.

Apesar de ser engraçado, o post também revela a realidade de muitos casais: duas pessoas que dividem o mesmo teto, sem diálogo. O resultado é uma quarentena polvorosa.

E não é para menos, muitos casais que antes viviam com suas rotinas e se encontravam ao fim do dia, agora têm de lidar um com o outro durante as 24 horas.

Como sobreviver

A realidade é que estar confinado com alguém durante tanto tempo pode revelar muito sobre a pessoa amada, mas, sobretudo, sobre a saúde do casamento. 

Durante o momento dos casais, na Reunião do Encontro com Deus deste domingo (22), com transmissão pela internet, Renato e Cristiane Cardoso destacaram que, para muitos, ter de passar alguns dias ao lado da outra pessoa pode não ser fácil, por conta da incerteza em que o mundo está vivendo. 

“É até ruim você deixar a televisão ligada nas notícias o tempo todo, se alimentando destas palavras de terror. Você não pode ficar se expondo àquilo que só vai aumentar o seu estresse”, orientou Renato. 

Ele ainda esclareceu que este não é o momento para brigas. “Nem de abrir o armário e tirar todos os esqueletos que estão lá; não é o momento de ‘DR’ (discutir a relação). Não é o momento de aumentar o estresse, mas de encontrar uma forma de aliviar e acalmar os ânimos”, completou. 

Além disso, o casal ainda destacou que estar em confinamento pode revelar muitas oportunidades. Cristiane destaca que este é o momento de muitos mostrarem ao parceiro o quanto são pessoas agradáveis. 

“Você é uma pessoa super legal. É interessante e tem assuntos interessantes para conversar, mas quando você começa a murmurar, você perde essa postura de uma pessoa legal e se torna estressante”, destacou ela. 

Ademais, Renato pontua que o segredo para sobreviver ao confinamento é a união. “O momento é se unir e lutar contra o inimigo externo e não fazer um do outro o inimigo. Isso é muito importante você entender. Então, aproveite o tempo que estão em casa para fazer o que não tinham tempo”, concluiu Renato. 

Assista aos ensinamentos, na íntegra, no vídeo abaixo: 

Terapia do Amor

Se você deseja aprender mais sobre o amor inteligente para lidar com seu parceiro, não apenas durante a quarentena, mas por toda a vida, não deixe de assistir a reunião da Terapia do Amor.

As palestras acontecem todas as quintas-feiras, em todo o Brasil. No entanto, em função da determinação judicial, as igrejas não estão realizando cultos, por isso, as palestras serão transmitidas pela internet e pela televisão.

Você pode acompanhar pelas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube), pelo Univer Vídeo, pela TV Universal, mas também pode assistir pelos canais CNT e 21 e pela Rede Aleluia (99,5 FM). Não perca.


  • Rafaela Dias / Fotos: Getty Images e reprodução  


reportar erro