Viciada em Crack, Janaina chegou a pedir uma pedra para Deus

Conheça a história da jovem e saiba o que ela fez para vencer a dependência química

Imagem de capa - Viciada em Crack, Janaina chegou a pedir uma pedra para Deus

Há mais de 25 anos, a cracolândia tem desafiado as gestões municipais e estaduais de São Paulo. A região, no centro da capital paulista, é tomada por usuários de drogas, em sua maioria viciados em crack.

Quem passa pelo local, inclusive, se assusta com o cenário como o de um filme de terror. Mulheres, homens, crianças jovens e até idosos frequentam a região para usar ou vender drogas. Quem ali vive, não possui perspectiva de futuro.

Uma jovem e o vício

Janaina Alves fazia parte deste universo. Aos 15 anos, influenciada por amigos, ela começou a usar substâncias químicas e foi avançando no consumo de drogas. Aos 23 anos, voltando de um ponto de venda de drogas, Juliana trocou a cocaína que já usava, por pedras de crack.

“No início eu conseguia conciliar meu trabalho com a droga, mas com o passar do tempo, eu perdi o controle. Eu comecei a morar nas ruas e comecei a me prostituir e a traficar”, lembrou Juliana, em entrevista ao programa Entrelinhas, exibido no último domingo, 19 de janeiro, pela plataforma de streaming Univer Vídeo.

Com a vida marcada pelo sofrimento, vício e sem perspectiva de mudança, Janaina tentou o suicídio por diversas vezes. “Eu achava que não tinha mais saída. A ‘brisa’ era tão forte, quando eu usava drogas, que eu achava que tinha gente querendo me matar”, recorda a jovem que já passou por diversas internações que não foram capazes de torná-la livre das drogas.

“Eles me dopavam com remédios. Eu não podia sair de lá. Uma vez por semana eu tinha atendimento com psicóloga e ela falava que estava me preparando para sair, mas sempre seria dependente do vício”, disse.

No entanto, a cada dia que se passava o vício em crack aumentava. “Cheguei a fumar mais de dez pedras de crack com meu filho na barriga. Não tinha sentimento nenhum, só queria a pedra. Eu cheguei a pedir uma pedra para Deus”, relata Janaina.

Caminhos cruzados

viciada em crack

Cansada de viver esta situação, sob efeito de drogas, Janaina se jogou na frente de um carro. O que ela não sabia era que, naquele momento, surgia a oportunidade de mudança de vida.

Isso porque, o motorista do veículo, Thiago França (foto acima), é ex-viciado em drogas, membro da Universal e voluntário do Tratamento para a Cura dos Vícios.

“Eu parei no semáforo, e ela se jogou na frente do carro pedindo ajuda. Eu disse que ajudaria, coloquei dentro do carro e ela queria roubar o som, mas mesmo assim fui explicando sobre o Tratamento da Cura dos Vícios”, recorda Thiago.

Por não ter condições de lutar sozinha, Thiago passou a lutar pela vida de Janaina ao lado da mãe dela, nas reuniões do Tratamento Para a Cura dos Vícios. Todavia, após alguns meses, Janaina decidiu lutar por sua vida.

“Eu tive que chegar até lá e obedecer. No primeiro domingo que fui decidida a obedecer, eu fui curada dos vícios”, conta Janaina que comemora uma vida transformada.

“O vício tem cura. A verdadeira cura não acontece quando o espírito do vício sai, mas quando Deus entra, porque a gente chega, obedece e tem que buscar algo a mais de Deus. Hoje, assim como o Thiago me ajudou, eu tenho ajudado outras pessoas.

História completa

Assista ao depoimento de Janaina na íntegra por meio da plataforma Univer Vídeo. Ela está disponível para smartphones, tablets, smart TV e computadores. Faça a sua assinatura e tenha acessa a diversos outros conteúdos para você e sua família. 

 

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: TIAGO QUEIROZ/AG. ESTADO/ Reprodução Univer Vídeo