Valorizando o professor: profissionais participam de palestra realizada no Templo de Salomão
“Educando em Tempos de Depressão” reúne centenas de profissionais da educação
Mais de mil profissionais da educação participaram da palestra “Educação em Tempos de Depressão – A Sala Adoecida”, organizada pelo projeto EducaAção, da Universal no dia 14 de setembro. O objetivo foi auxiliar os espectadores no combate a doenças como a depressão, que acomete tantos profissionais.
Para isso, foi convidada a psicóloga Jussara Bonfim, do Instituto Saber. Ela e cerca de 200 professores se encontraram no Templo de Salomão (SP). Outros mil professores do país inteiro participaram por meio de videoconferência.
“A depressão já é considerada o mal do século. Lidar com alunos em depressão enquanto o próprio profissional sofre com a doença se torna uma árdua batalha, a cada dia, para a Educação”, explica o Pastor Walber Barboza, responsável pela organização da palestra.
O pastor destaca que o objetivo é realizar um encontro a cada mês, “investindo na qualidade dos professores, trazendo propostas à melhoria da qualidade da saúde mental e no ambiente de trabalho”.
A atenção necessária
Conforme destaca o Pastor Walber Barboza, os fatores que levam os professores a adoecerem – psicológica e fisicamente – são vários:
“O professorado é, historicamente, esquecido pela sociedade. Desvalorização profissional e social, falta de condições para exercer a atividade, além dos muitos outros problemas pessoais do cotidiano contribuem para o adoecimento dos profissionais. Por isso, trabalharemos para que estes profissionais tenham condições físicas e emocionais para darem suas aulas”.
A diretora escolar Bárbara Molina, que atua na zona leste de São Paulo, concorda com o pastor e reforça que, por esses fatores, existe “a necessidade de falar também com os professores, além dos alunos. Tratar da saúde mental desse professor, que também está adoecido”.
Infelizmente, porém, a Saúde Pública, com investimentos escassos, não dá conta de acompanhar a saúde dos profissionais da Educação. Faltam vagas até mesmo para acompanhamentos psicológicos, que são tão importantes.
“Eu vejo na minha escola muitos profissionais faltando, tirando licenças médicas, muita falta de professor. E, muitas vezes, a sociedade critica, fala que o professor é folgado, não quer trabalhar. E não é isso. O professor está doente e ele precisa de ajuda tanto quanto o aluno”, informa Bárbara.
Aliás, entendendo essa necessidade, a Universal está ampliando a cada dia o Projeto EducaAção. Ademais, será realizada, no dia 13 de outubro (antevéspera do Dia dos Professores), a Consagração e Valorização dos Professores e Profissionais da Educação. O evento acontecerá a partir das 9h30. Clique aqui e saiba o endereço mais próximo de você para participar.

English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo