USE leva curso de confeitaria a unidade socioeducativa do Distrito Federal

Capacitação ensinou técnicas de produção de bolos e chocolates e destacou a importância do trabalho na construção de novas oportunidades

Imagem de capa - USE leva curso de confeitaria a unidade socioeducativa do Distrito Federal

Jovens da Unidade de Internação de Brazlândia, no Distrito Federal, participaram, no início deste mês, de uma capacitação em confeitaria promovida pelo programa social Universal Socioeducativo (USE).

A iniciativa reuniu 14 jovens na formação, além de outros 10 adolescentes que acompanharam as atividades.

Durante quatro horas, os participantes aprenderam técnicas para o preparo de bolos e chocolates. Ao final, também degustaram os produtos confeccionados durante a aula.

Oportunidade de compartilhar

A voluntária Denise Marque conduziu a capacitação com o apoio de outros quatro voluntários. Para ela, a experiência representou uma oportunidade não apenas de compartilhar conhecimentos, mas também de aprender com os adolescentes.

  • “Entrei para ensinar, mas saí aprendendo que, quando compartilhamos nossos dons, podemos plantar esperança, despertar talentos e abrir novos caminhos para alguém”, afirmou.

Mais do que teoria

Além do aprendizado técnico, os adolescentes também receberam uma mensagem de fé baseada em Eclesiastes 9:10:

  • “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.”

A passagem reforçou a importância de aprender, desenvolver habilidades, trabalhar e aproveitar as oportunidades para construir um novo caminho.

O que disse o Pastor

Segundo o Pastor Eddy Carlos da Paixão, responsável pelo trabalho evangelístico do USE no Distrito Federal, iniciativas como essa podem ajudar os jovens a enxergar novas possibilidades para o futuro.

  • “Ações como essa dentro de uma unidade socioeducativa fazem toda a diferença. O nosso objetivo é que o jovem não saia dali apenas com uma experiência, mas com uma nova perspectiva de vida, uma profissão, um propósito e a certeza de que existem outros caminhos”, destacou.

De acordo com o Pastor, a iniciativa busca oferecer ferramentas para que, ao conquistar a liberdade, o adolescente reconheça possibilidades concretas para construir um futuro diferente.

  • “Queremos oferecer oportunidades para que, ao conquistar a liberdade, ele tenha em mente aquilo que pode fazer para construir um futuro diferente, longe da criminalidade e dos atos infracionais. É uma oportunidade de transformação espiritual, social e profissional, mostrando que é possível recomeçar e escrever uma nova história”, afirmou.

No Distrito Federal, oito unidades de internação atendem adolescentes em conflito com a lei. Nesse contexto, iniciativas que unem capacitação profissional, trabalho voluntário e valores de fé buscam ampliar as perspectivas desses jovens e mostrar que novas escolhas podem abrir caminhos para o futuro.

Anote

Aliás, para saber mais sobre as ações que a Universal promove em todo o mundo, clique aqui. Inclusive, seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador

Diga-se de passagem, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o País.

App da Bíblia Fiel

Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.

Android – Clique aqui e faça o download agora!

IOS – Clique aqui e faça o download agora!

imagem do author
Autor

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo USE do Distrito Federal