UNP proporciona a formatura de 77 internos no Pará

Entre os presos no País, 8% são analfabetos, 70% não possuem o ensino fundamental e 92% não concluíram o ensino médio

Imagem de capa - UNP proporciona a formatura de 77 internos no Pará

Uma parceria envolvendo o grupo Universal nos Presídios (UNP), mantido pela Igreja Universal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está proporcionando aos detentos do Estado do Pará a oportunidade de se profissionalizarem enquanto cumprem suas penas.

No início de fevereiro, 77 internos do Complexo Penitenciário de Americano, na Colônia Agrícola Penal de Santa Izabel, participaram da primeira turma de formandos. Os cursos oferecidos foram de elétrica predial, hidráulica predial, serralheiro e pintura predial.

Depois de cumprirem uma carga de 40 horas de aulas práticas, os presos receberam os diplomas de conclusão dos cursos.

Durante a cerimônia, estiveram presentes Cristiano Torquato, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen); e Dário Lemos, diretor regional do Senai; além de muitos diretores dos presídios da capital do Estado, Belém, e de toda a região metropolitana.

Bom comportamento
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dos mais de 812 mil internos que cumprem pena nas unidades prisionais de todo o Brasil, 8% são analfabetos, 70% não concluíram o ensino fundamental e 92% não concluíram o ensino médio.

Apesar do nível de escolaridade baixo, apenas 13% dos presos têm acesso à educação nos presídios. Segundo o Pastor Henrique Pires, responsável pelo trabalho do grupo UNP no Pará, as unidades prisionais devem ser vistas também como estabelecimentos educacionais e não apenas como locais de punição.

“Foram oferecidas 20 vagas em cada especialização. O bom comportamento e o maior tempo de pena foram critérios adotados para escolha dos internos que poderiam participar. Os cursos oferecidos pela UNP, além de promoverem qualificação profissional, impedem a ociosidade e proporcionam amparo legal para redução de pena, prevista na legislação brasileira”, explicou o Pastor Henrique.

Momento especial

Mais de 50 voluntários participaram diretamente desse evento. A perspectiva é de que muitos outros cursos sejam oferecidos por meio dessa parceria. Ao final da formatura, ainda foi oferecido um café especial para mais de 150 pessoas que estiveram presentes. Os familiares dos formandos também compareceram à formatura e puderam compartilhar desse momento especial com eles.

O grupo Universal nos Presídios (UNP) atua há mais de 30 anos com a população carcerária. Os voluntários realizam um importante trabalho de resgate social. Para conhecer mais sobre o grupo, acesse a página oficial no Facebook: facebook.com/unpbrasil e no Instagram: @unp_brasiloficial.

imagem do author
Colaborador

Cesar Gonçalves / Fotos: Cedidas