UNP promove curso de horticultura

Aulas foram destinadas a detentos paulistas

Recentemente, o grupo Universal nos Presídios (UNP) realizou o curso de cultivo de hortaliças com os detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itapecerica da Serra (SP).

Durante dois meses, o especialista Aparecido de Camargo ofereceu aos alunos aulas teóricas e práticas, ensinando-os a trabalhar diretamente com a terra, realizando desde a limpeza até o cultivo de rúcula, tomate, alface crespa, alface lisa, jiló, couve e repolho, entre outros alimentos.

Essa foi a primeira vez que uma ação desse tipo aconteceu na unidade. Houve formatura e entrega de certificados reconhecidos pela Justiça, o que possibilita, inclusive, a remissão da pena dos estudantes.

Durante a formatura, 300 reclusos receberam atendimento jurídico, médico, de enfermagem, odontológico e estético. O atendimento se estendeu aos colaboradores da unidade.
Na ocasião, cerca de 300 kits de higiene pessoal e exemplares do livro A Luz do Presidiário, de autoria do Bispo Edir Macedo, foram distribuídos.

“Muitos presos lutam por uma oportunidade, então a UNP apresentou esse projeto ao diretor de disciplina da unidade, Bruno Rafael do Amaral, e ao diretor-geral, Roberto Yokio Mitsuhashi. Tudo foi aprovado na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo”, conta o Pastor Almir Santos, responsável pelo trabalho da UNP na região. “Eles ficaram maravilhados porque tinha um espaço em torno da unidade que foi limpo, trabalhado e ali surgiu a ideia de fazer o plantio de hortaliças. A parceria foi realizada com êxito.”

imagem do author
Colaborador

Débora Picceli / Fotos: Cedidas