UNP presta apoio a detentos na “Jornada da Cidadania”

Ação é encabeçada pelo Governo que contou com o apoio dos voluntários do grupo

A “Jornada da Cidadania” é uma ação encabeçada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do governo do Estado de São Paulo. Anualmente acontecem eventos em presídios da capital e região metropolitana com serviços de saúde, jurídicos, sociais, palestras e emissão de documentos para os detentos. Tudo com o objetivo de investir na ressocialização e combater a reincidência no crime.

Participação da UNP:

  • O projeto Universal nos Presídios (UNP) é um importante aliado do governo. Os voluntários auxiliam o Estado por meio dos voluntários, doações e outros apoios.
  • Nos meses de setembro, outubro e novembro o grupo esteve presente nas ações feitas na Penitenciaria José Parada Neto e Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, ambas em Guarulhos; CDP de Suzano e CDP de Mogi das Cruzes.
  • Assim, mais de 100 voluntários colaboraram com cortes de cabelo, avaliação odontológica, doação de kits de higiene, atendimento espiritual e ainda levaram farto café da manhã para autoridades, funcionários e convidados presentes nas unidades.

O resultado:

  • Por meio da participação da UNP, 118 detentos decidiram se batizar nas águas.
  • O convite para atuar nas ações parte dos próprios gestores das unidades que consideram a parceria com o grupo fundamental.

“Além de ajudarem na organização, propiciam diversos tipos de serviços e a orientação religiosa. A Jornada é uma forma de mostrar à sociedade o que acontece no dia dia de um estabelecimento prisional. A presença da igreja é uma das peças fundamentais para o bom desenvolvimento dessas ações”, comentou Pedro Pataro (ao lado, à direita), diretor do CDP de Suzano.

“O trabalho deles com a população carcerária é muito importante, possibilita um acolhimento espiritual, bem como a reabilitação e reinserção social da pessoa presa”, disse Rodolfo Duarte Costa, diretor do CDP de Mogi das Cruzes.

  • O responsável pelo projeto em Guarulhos, Pastor Antônio Menezes, a valorização dos diretores é um privilégio.

“Fico muito Feliz em sermos contados. Sabemos que muitos projetos têm o objetivo de ressocializar os presos, mas a verdadeira ressocialização vem de Deus. Dessa forma, só temos a agradecer a oportunidade de mostrar que, não importa qual seja a situação, lugar ou pessoa, a Universal sempre estará pronta para fazer o que o Senhor Jesus nos ensinou: ganhar almas!”, finaliza.

Veja mais:

Acompanhe o Facebook do grupo para ver mais eventos pelo País.

Além disso, para saber o que o UNP realiza na sua cidade, vá à Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas