UNP Pará levou fortalecimento aos futuros agentes penitenciários

Os presentes entenderam a importância de priorizar a vontade do Altíssimo em suas decisões

Imagem de capa - UNP Pará levou fortalecimento aos futuros agentes penitenciários

Recentemente, o grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado do Pará, norte do País, realizou uma palestra especial aos Policiais Penais do Grupo Especial de Ações Penitenciárias (GAP).

Por meio o tema “Consultando a Deus”, todos os presentes entenderam a importância de priorizar a vontade do Altíssimo em suas decisões. O momento serviu de grande reflexão, uma vez que esses profissionais estão em um período de um curso intensivo.

Durante dias, eles ficam dentro do presídio sem acesso ao celular, sem contato com a família ou informação externa. Os profissionais passam por um treinamento especial para se tornarem os melhores agentes penitenciários do Pará.

Por isso, muitos chegaram a pensar em desistir. Contudo, a Palavra de Deus serviu para fortalecer cada um deles e motivá-los a continuar, perseverar e alcançar seus objetivos.

Fortalecimento necessário 

Ademais, de acordo com o Pastor Henrique Pires, responsável pelo UNP Pará, o objetivo do dia foi, primeiramente, ajudá-los a se manterem equilibrados e fortes para terminarem o curso.

“Sabemos que o ensinamento servirá para toda vida. Nos encontraremos, muitas vezes, nos corredores dos presídios e eles nos ajudarão a alcançar o maior número de presos para a Salvação”, disse ele.

Ainda no dia, houve a doação de exemplares da Bíblia Sagrada e do livro Sucesso é o Destino dos Disciplinados: 12 Passos Para o Melhor ano da sua vida (Volume 1), de autoria de Renato Cardoso.

Fruto de reconhecimento

Em outro momento, o grupo UNP do estado Pará foi convidado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio do Secretário Dr. Jarbas Vasconcelos, para participar da expansão da maior casa penal do estado.

Chamada de Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel – CPASI, o local fica localizado no Complexo Penitenciário de Santa Isabel, no Pará.

A saber, a cerimônia foi marcada pelas inaugurações da fábrica de tijolos, bloquetes, sandálias, produtos de limpeza, padaria, entre outros.

Além disso, o evento contou com a presença do governador Helder Barbalho e sua esposa, Daniella, juntamente com o secretário Jarbas Vasconcelos do Carmo e o Pastor Henrique Pires, responsável pelo UNP no Pará. Todos soltaram o laço dando início aos trabalhos no local.

Valorização 

O convite do UNP representa o reconhecimento do trabalho do grupo no estado. Por meio dos voluntários, o grupo promove constantemente atividades com ações espirituais e sociais. Essa parceira tem sido indispensável não apenas ao sistema penal, mas, também, aos presos, seus familiares e policiais penais.

“Tudo começa pela igreja. Se o preso não for curado interiormente, provavelmente, ele não vai querer trabalhar, nem estudar e vai querer ficar ocioso dentro do presídio, se envolvendo ainda mais na criminalidade. Porém, quando Deus dá a ele a libertação e a cura interior, tudo muda, por isso a importância do UNP”, comentou o Pastor Henrique.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo UNP do estado do Pará