UNP forma milhares de detentos no CDP de Jundiaí

Eles concluíram os cursos de Elétrica Residencial, Cabeleireiro, Cultivo Orgânico de Hortaliças, Mecânica, Noções Básicas de Tributação, Chocolateria e Gastronomia. Confira como foi a inciativa da UNP

Imagem de capa - UNP forma milhares de detentos no CDP de Jundiaí

No dia 13 de junho, foi realizada a cerimônia de formatura dos detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí, no estado de São Paulo, que participaram de cursos de capacitação promovidos pelo programa social Universal nos Presídios (UNP).

Desta vez, na oportunidade, milhares de detentos se formaram nos cursos de Elétrica Residencial, Cabeleireiro, Cultivo Orgânico de Hortaliças, Mecânica, Noções Básicas de Tributação, Chocolateria e Gastronomia.

Detalhes sobre os cursos:

  • Mais de 3,8 mil detentos foram beneficiados pelos cursos;
  • Inclusive, a iniciativa contou com o apoio de 35 voluntários;
  • Em suma, cada curso teve duração média de três semanas.

Equipe de professores:

  • Elétrica Residencial: Professores Marcos Aurélio Carlos da Silva e Flávio Araújo de Andrade;
  • Cabeleireiro: Professora Valdivinia Viana de Amorim;
  • Cultivo Orgânico de Hortaliças: Professor Hermelino Vieira de Souza;
  • Mecânica: Professor Édson Souza;
  • Noções de Tributação: Professor Wagner Magalhães da Silva;
  • Chocolateria: Professora Ana Carolina da Silva de Jesus;
  • Gastronomia: Professor José Olavo Sales Valentim.

Mais do que qualificação técnica:

Além do aprendizado profissional, os detentos também receberam mensagens de fé, otimismo e superação.

Vale ressaltar que a proposta dos cursos é não apenas capacitar os detentos para o mercado de trabalho, mas também oferecer uma nova visão de futuro — com dignidade, propósito e espiritualidade.

Ademais, a mensagem central durante os encontros foi clara: a prisão não é o fim, mas pode ser o recomeço de uma nova história. Ao ganharem a liberdade, os formandos estarão mais preparados, não apenas tecnicamente, mas também emocional e espiritualmente, para enfrentar os desafios da vida.

Depoimento do professor:

Inclusive, para o professor Flávio Araújo de Andrade, de 53 anos, afirmou que lecionar no curso de elétrica dentro do presídio foi uma experiência transformadora. Para ele, foi uma oportunidade única de mostrar a cada detento que há um caminho de mudança, que é possível recomeçar e construir um novo futuro.

  • “Foi maravilhoso poder dizer a eles que há solução para suas vidas. Deixar Deus agir e sair dali com novos pensamentos e uma profissão nas mãos, como a de eletricista, é algo muito especial. Me sinto privilegiado por Deus”, declarou.

O que disse o Pastor:

Ademais, o Pastor Ricardo Ribeiro, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP em Jundiaí, afirmou que iniciativas como essa representam uma grande oportunidade de levar não apenas conhecimento, mas também a salvação que vem de Deus. Segundo ele, por meio dos cursos e da formatura, os reeducandos podem ter suas vidas transformadas e encontrar a verdadeira mudança — a salvação da alma.

Sobre a formatura:

  • A cerimônia durou cerca de duas horas;
  • Nesse ínterim, o momento contou com a presença de várias autoridades.
  • Inclusive, na ocasião, a Juíza Dra. Luciana Netto Rigoni (em foto acima) e a diretora dos Direitos Humanos da OAB, Dra. Fabiane Santos, agradeceram a parceria e o apoio da Universal para que os detentos obtenham uma nova perspectiva de vida e de futuro.
  • Também estiveram presentes o Diretor do CDP de Jundiaí, Dr. Alexandre Apolinário; além do Dr. Cláudio Nachibal e Dr. Fábio Sobreira, representantes da administração pública.

Mensagem especial:

Diga-se de passagem, durante a cerimônia, foi lida uma passagem do Salmos 102, com reflexões sobre liberdade, dignidade e transformação. A mensagem reforçou que, mesmo aqueles sentenciados, têm em Deus a chance de uma vida nova — Ele é o maior interessado em restaurar e transformar vidas.

Leia também:

Detentos se formam em curso de Construção Civil em Iporá, no estado de Goiás

UNP capacita mais de 200 detentos em São Paulo com cursos profissionalizantes

UNP forma detentas em três cursos diferentes no CDP de Franco da Rocha (SP)

Projeto Fé, Educação e Capacitação da UNP: mais uma formatura de detentos no estado de Goiás

Anote:

Ademais, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Em resumo, seja um voluntário. Procure uma igreja mais próxima e, sobretudo, converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

Por fim, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Com isso, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pela UNP de Jundiaí