UNP forma mais uma turma da oficina de artes em Santa Maria

A administração do presídio reconhece que o curso proporciona uma mudança para melhor naquelas que participam

Imagem de capa - UNP forma mais uma turma da oficina de artes em Santa Maria

No último dia 3 de dezembro, o grupo Universal nos Presídios (UNP) realizou a formatura de mais uma turma de Oficina de Artes. Onze internas participaram do curso, ministrado no Presídio Regional de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que se iniciou em 22 de outubro passado e teve duração de 16 horas de aulas.

No decorrer do aprendizado, as internas receberam instruções e história da arte; conhecimento de técnicas e materiais e atividades práticas como pintura em tela. Foi a primeira experiência delas nesta atividade.

Todas as formandas receberam o certificado de conclusão do curso, o que lhes darão direito à remissão de pena. Além disso, elas ganharam kits de higiene e, ao final, foi servido um delicioso lanche preparado com muito carinho pela equipe da UNP.

Expressão da alma

O Pastor Venino Aragão de Souza, que também é artista plástico, é o criador da iniciativa e instrutor da oficina. Ele informou que outras internas da Unidade Prisional puderam prestigiar o momento da formatura. Também estiveram presentes os diretores do presídio, a assistente social e o chefe da segurança, entre outros servidores da equipe técnica local.

“Este trabalho é muito importante, por mexer com a autoestima das presas.  A arte é a expressão da alma. Além de mostrar para elas que, por meio desse ofício, é possível empreender profissionalmente e dar novos  rumos em suas  vidas”, destacou o Pastor Venino.

No decorrer do curso, as alunas foram avaliadas pelo teor de suas obras. O instrutor salientou que uma delas se destacou como artista revelação.

“Ela possui um talento nato. Seu estilo é abstrato e já é certo que a mesma realizará uma exposição individual de suas obras na cidade, em 2020”, comemorou o Pastor.

Um novo começo

No tocante à administração do presídio, todos apoiam a realização da Oficina de Artes. Além disso, reconhecem que o curso proporciona uma mudança para melhor, na maioria daqueles que participam.

Durante todo o curso, o grupo UNP contou com o apoio de sete voluntários. Dentre os quais a psicóloga Sandra Freitas, que fez uma avaliação das obras de arte das alunas, bem como da evolução das mesmas, desde a primeira aula.

“Esse projeto proporcionou uma libertação do inconsciente. As cores das telas em tons verdes, acentuados com paisagens transmitem o desejo da liberdade e de paz, anunciando um novo começo. Cada tela expressa superação, desejo de viver e de mudança. Creio que esse momento ficará gravado na memória e em suas vidas para sempre”, enfatizou a psicóloga.

O grupo Universal nos Presídios existe há mais de 30 anos e atua em todo o Brasil, além de mais 50 países. Hoje, são mais de 27 mil voluntários que se dedicam a este trabalho. Dentre os quais, advogados, médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, cabeleireiros, entre outros.

Se você deseja fazer parte do grupo, procure uma Universal mais próxima de sua casa e se informe com um pastor. Clique aqui e confira os endereços.

imagem do author
Colaborador

Cesar Gonçalves / Fotos: Cedidas