UNP forma mais de 460 detentas em cursos profissionalizantes na Penitenciária Feminina de Sant’Ana
Na oportunidade, o momento reforçou mensagem de fé e recomeço. Saiba como foi
No dia 19 de dezembro, o programa social Universal nos Presídios (UNP) promoveu a formatura de mais de 460 detentas que participaram de cursos profissionalizantes oferecidos ao longo do período dentro do sistema prisional da Penitenciária Feminina de Sant’Ana, zona norte de São Paulo.

Como foi
- O evento teve início às 10h e foi encerrado por volta das 13h, reunindo cerca de 600 pessoas, entre reeducandas, voluntários, autoridades e convidados.
- A cerimônia contou com a presença de pastores da UNP do Templo de Salomão, além dos responsáveis pelos trabalhos nos blocos de Bauru, São Bernardo do Campo, Itaquera e Ribeirão.
- Também participaram as autoridades Edna Macedo, deputada estadual, e Maria Rosas, deputada federal, além de outros convidados.
Sobre o curso
Em suma, as detentas concluíram cursos nas áreas de Brigadeiros Gourmet, Confeitaria, Auto Maquiagem, Horticultura, Pintura, Auxiliar de Cabeleireiro, Estética Corporal, Empreendedorismo e Empregabilidade, Secretariado, entre outros.
As iniciativas visaram preparar as detentas para uma nova realidade fora do cárcere.

O que disse uma das professoras
Entre os cursos oferecidos, destacou-se o trabalho da professora Mayla Valéria Sprecion Sant’anna, de 34 anos, responsável pelo curso de estética corporal.
Em seu depoimento, ela ressaltou o impacto pessoal e espiritual da experiência:
- “Deus me deu uma oportunidade única. Esta experiência foi muito especial e muito importante para mim, tanto espiritualmente como fisicamente. Saber que posso ajudar o próximo com o que eu passei desde que nasci não tem palavras.”
- “Às vezes, a gente reclama de uma coisa simples, mas através das aulas eu vi que temos que agradecer a Deus em tudo. Eu amei e amo dar estes cursos para as meninas. Ver o sorriso delas não tem preço. E ver que elas podem ter uma nova vida é especial. Conduzir o curso me fez enxergar coisas na minha vida que eu não enxergava. Só tenho que agradecer a Deus, aos pastores, às esposas e ao corpo funcional do presídio por esta oportunidade.”
Sobre a cerimônia de formatura
A saber, durante a cerimônia, foi transmitida uma mensagem de fé baseada no Salmo 69, que retrata um momento de grande aflição vivido pelo rei Davi, comparado a alguém que se sente afogando em águas profundas.
Nesse ínterim, a reflexão destacou que esse sentimento também representa o sofrimento de muitas mulheres dentro do sistema penitenciário e reforçou que “não existe ninguém melhor para livrar a alma do que o Criador da alma”, enfatizando que a verdadeira transformação começa de dentro para fora.
Durante o evento, não houve distribuição de livros ou Bíblias, mas a formatura marcou mais um capítulo do trabalho contínuo da UNP.

O que disse o Pastor responsável pela UNP no presídio
Aliás, Pastor Sidney Castelhano, responsável pelo trabalho da UNP na Penitenciária Feminina de Sant’Ana, ressaltou a importância dos cursos para o processo de mudança das detentas:
- “Os cursos ofertados pela UNP são de suma importância, pois proporcionam, além do aprendizado técnico, momentos de reflexão que direcionam as reeducandas a enxergarem novas oportunidades e um novo recomeço.”
- “O que nos chama atenção é que, ao iniciarem os cursos, percebemos o semblante abatido e triste na maioria das reeducandas; porém, ao decorrer do período, notamos uma mudança significativa no comportamento, no humor e na recuperação da autoestima de cada uma. Contudo, esse novo recomeço só é possível se a pessoa estiver alicerçada na Palavra de Deus, e isso é primordial para que uma nova história se inicie.”
Depoimento pelo responsável nacional
Ademais, sob uma visão geral, o Pastor Clodoaldo Rocha, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP em todo o País, destacou que o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas penitenciárias se baseia em dois pilares fundamentais: a fé e a ressocialização.
- “A atuação da UNP se baseia em dois pilares: a transformação espiritual e a ressocialização prática. Além de levar a Palavra de Deus, que oferece a certeza de um recomeço de vida, a UNP investe em programas robustos de ressocialização, com cursos de capacitação e qualificação profissional, preparando a população carcerária para o retorno ao mercado de trabalho.”
- “Ao capacitar o indivíduo para ser autossustentável, a Universal, por meio da UNP, oferece um caminho concreto para a superação. A combinação de uma mente transformada pela fé e a qualificação profissional resulta em histórias reais de superação e reintegração social.”
No Balanço Geral
Inclusive, assista abaixo matéria que foi ao ar no programa Balanço Geral, da Record:
App da Bíblia Fiel Comentada
Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.
Android – Clique aqui e faça o download agora!
IOS – Clique aqui e faça o download agora!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo