Universal pelo mundo: Irlanda

Conheça os desafios de pregar o Evangelho na chamada “Ilha Esmeralda”

Imagem de capa - Universal pelo mundo: Irlanda

A Irlanda faz parte do continente europeu e é considerada um dos países mais ricos do mundo. Afinal, tem alto Produto Interno Bruto (PIB) e um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta. Além disso, a ilha também chama atenção pelas belezas naturais. É conhecida como Ilha Esmeralda pela predominância da vegetação verde em todo seu território.

Mas apesar do sucesso financeiro, existem aqueles que sofrem com diversos problemas espirituais e familiares, problemas esses que nem todo o dinheiro do mundo pode trazer a solução. De acordo com o Pastor David Gomes, responsável da Universal no país, o clima frio também ajuda as pessoas a serem retraídas e a se entregarem aos vícios de álcool, drogas e jogos. Por isso, muitos também sofrem com a depressão e o desejo de suicídio: entre crianças de 8 a 14 anos, o índice de suicídio é um dos maiores da Europa.

Preconceito religioso

No país também existem extremistas religiosos que não aceitam a mensagem do Evangelho pregada pelos pastores e agem perseguindo a Universal. “Abrimos uma igreja em um dos bairros mais antigos de Dublin (capital da Irlanda), totalmente irlandês, sem estrangeiros. Os jovens de lá invadiram o prédio, agrediram os pastores e quebraram as janelas. Levamos um ano trabalhando até que eles vissem nossas reais intenções de abençoar as pessoas”, diz o Pastor.

Outro obstáculo na expansão do Evangelho são as rigorosas leis que não permitem a distribuição de jornal ou folhetos evangelísticos sem uma autorização do governo. “Não somos livres para falar de cura por meio da fé, por exemplo, por ela não ter comprovação científica. Também não temos programas na tevê ou no rádio, então usamos muito a internet, folhetos e o trabalho boca a boca”, conta o Pastor.

Histórias de vida

A visita em escolas, levando depoimentos de ex-viciados, também é uma atividade comum. Um dos voluntários é o ator John Dalessandro (foto ao lado), de 34 anos, que conviveu por anos com a depressão, a ansiedade e os ataques de pânico. “As mortes de membros da família e as más experiências do passado me causaram muitos traumas, me deixaram confuso e sem nenhuma ambição na vida. Não conseguia ter uma vida normal por conta da constante vontade de morrer”, relata.

John encontrou nas drogas uma maneira de fugir dessa situação, mas só se afundou mais e mais. “Cheguei a um ponto em que tudo o que eu queria era fumar maconha e abusar da cocaína. A dependência me fez ter sérios problemas de saúde e mentais. Foi meu fundo do poço”, conta.

A saída ele só encontrou após participar das reuniões no Centro de Ajuda da Universal. “Já não sofro de pânico, depressão ou ansiedade, e há mais de 11 anos estou livre das drogas. Além disso, tenho direção, sou um ator qualificado e tenho uma vida totalmente transformada e realizada”, comemora.

Renata Jhaumal (ao lado), de 35 anos, também só pode encontrar saída para os problemas na vida amorosa quando conheceu a fé no Deus Vivo. O ex-companheiro a abandonou com o filho de 1 ano para ficar com outra mulher. “O fundo de poço foi quando ele disse que eu era o motivo por ele procurar outra pessoa, pois eu não o fazia feliz e nunca faria outra pessoa feliz. Meu mundo entrou em colapso, pois passei a ter a depressão e a querer me matar”, conta.

Felizmente, ela conheceu o Senhor Jesus por meio do trabalho realizado na Universal. Ali, viu que poderia reconstruir a sua vida. “Hoje estou feliz, bem casada e sou realizada”, finaliza.

Endereços

A Universal está presente na Irlanda desde 2003 e possui o trabalho evangelístico nas cidades de Dublin, Cork, Belfast e Gort. Confira abaixo os endereços:

Dublin (Domingo a Sexta)

  • 157 Phibsboro Road, Dublin 7
  • Ardee Street, Dublin 8

Cork City (Domingo a Sexta)

  • 35 North Main Street

Belfast (Domingo a Sexta)

  • 2a Templemore Street
    Belfast, Northern Ireland
    B15 4SA

Gort (Domingo a Sexta)

  • Unit 1
    The Mill
    Church street Gort
    Co. Galway
    H91 HR44

 

 

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas