Universal nos presídios firma parceria com governo de El Salvador

País da América Central é considerado pela ONU como um dos países mais violentos do mundo

Imagem de capa - Universal nos presídios firma parceria com governo de El Salvador

Nesta segunda-feira (18) o programa social Universal nos Presídios de El Salvador – conhecido por Universal Evangelizacion Carcelaria (UEC) – firma parceria com a equipe responsável pela Direção Geral dos Centros Penais, em San Salvador, capital do País. Os representantes da Igreja Universal do Reino de Deus de El Salvador serão recebidos na sede do órgão governamental.

O objetivo é atuar em parceria com o governo local na ressocialização dos detentos de El Salvador, país da América Central considerado pela ONU como um dos mais violentos do planeta. A Universal nos Presídios é um programa social da Igreja Universal, de ajuda aos encarcerados e seus familiares.

Estarão presentes no evento o pastor responsável pela UEC de El Salvador, Oswaldo Bandeira, o novo diretor geral dos centros criminais Orlando Elías Molina Ríos, nomeado na última terça-feira, entre outras autoridades.

O trabalho da Universal nos Presídios começou em abril deste ano no País. A primeira unidade prisional a receber os trabalhos voluntários da UEC foi o presídio feminino de Ilopango, na cidade do mesmo nome, em San Salvador. É o único estabelecimiento femenino do país e abriga 3 mil mulheres. Elas recebem a visita de voluntários da Universal duas vezes por mês.

De acordo com Gabriela Cristina, líder do trabalho social da UEC, neste presídio, a ação social somente pode ser realizada em dois pavilhões por vez, totalizando 120 mulheres, em cada visita.

Em dois meses, o trabalho da Universal foi reconhecido e se estendeu para o presídio masculino da cidade de Ilobasco, no estado de Cabañas, onde estão reclusos mais 500 homens.

Neste curto espaço de tempo, a Universal Evangelizacion Carcelaria realizou duas importantes ações sociais: as presas de Ilopango ganharam uma homenagem no Dia das Mães e também receberam exemplares do livro A Dama da Fé, de Ester Bezerra.

A Universal ofereceu, ainda, um Café da Tarde aos familiares das presas, que foi realizado do lado de fora do presídio.

El Salvador conta com uma população carcerária de mais de 38 mil pessoas, de acordo com as autoridades do País. A maioria foi condenada pelo crime de homicídio.

Conheça mais sobre as ações sociais da Universal. Clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Unicom / Foto: Reprodução