Universal mobiliza voluntários para ajudar vítimas de enchentes e deslizamentos em SP

Chuva causou mortes e deixou centenas de desabrigados. A capital paulista e região metropolitana ainda sofreram com as inundações. Acompanhe

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo, desde a última sexta-feira (28), já causaram muitos estragos. Ao menos 24 pessoas perderam a vida em decorrência aos deslizamentos de terra, oito crianças estão entre as vítimas.

Em Franco da Rocha, região metropolitana, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e equipes de Saúde seguem os trabalhos de busca e resgate por desaparecidos.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, 660 famílias estão desabrigadas ou desalojadas no estado.

Os locais mais atingidos foram: Franco da Rocha, Várzea Paulista, Francisco Morato, Embu das Artes, Arujá, Jaú, Ribeirão Preto, Caieiras e Itapevi.

No domingo (30), o governador de São Paulo, João Doria, sobrevoou as cidades de Franco da Rocha e Francisco Morato e anunciou que liberou R$ 15 milhões em apoio às 11 cidades do estado atingidas pelos fortes temporais.

Na manhã de terça-feira (1º), o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou algumas áreas atingidas e, em coletiva à imprensa, lamentou as mortes em decorrência dos deslizamentos e enchentes. Ele estava acompanhado dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), João Roma (Cidadania), Luís Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência da República), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.  Em seguida, se reuniu com prefeitos das cidades mais afetadas.

Solidariedade

Diante de toda essa catástrofe, a Universal tem prestado sua solidariedade às famílias das vítimas neste momento. Assim, além do apoio espiritual, também tem levado apoio material por meio de doações de alimentos, água potável e kits de higiene.

Desta forma, nos dias 31/01 e 1º/02, a Igreja em Franco da Rocha mobilizou 100 voluntários para ajudar no transporte de móveis, removendo terra e levando os donativos. Inicialmente, na ocasião, foram doados: 300 litros de água mineral, 1 tonelada de alimentos não perecíveis, 100 kits de higiene pessoal, 50 marmitex, 50 lanches e café.

“As pessoas estão muito abaladas…  é uma mistura de tristeza, por perder pessoas conhecidas e familiares, e preocupação de como será daqui para frente. Há algumas que estão nos hospitais e correm risco de vida. Por isso, essa ação é muito importante, pois além do apoio social, estão sendo amparadas espiritualmente. Afinal, num momento como esse, a pessoa fica deprimida e sem perspectiva de melhoras”, comentou o Pastor Paulo Augusto da Silva, responsável pela ação na região.

Ainda segundo o Pastor, a ação foi pontual durante esses 2 dias, mas “irá continuar com acompanhamento das famílias, vítimas da enchente. Até o próximo domingo (06/02) serão entregue mais cestas básicas às famílias que estão sendo cadastradas pelo Unisocial”, anunciou.

Uma das pessoas atendidas foi Jaine da Silva, que viu sua casa e a de sua mãe ruírem em meio à tragédia. Para piorar, sua mãe enfrenta um câncer.

Sobre o auxílio prestado a eles, Jaine afirmou: “significa tudo [a ajuda da igreja], nós só temos a agradecer a vocês. Está sendo bem difícil, perdi muita gente, [é] doído. Só o Espírito Santo para consolar. Quero agradecer, não só a vocês, mas a todos que estão ajudando”.

Esse é o espírito da Universal: trazer para perto as famílias que estão sofrendo, consolar, confortar e fortalecer. Ou seja: fazer o possível para ajudar.

Ajude você também!

Para que essas ações sejam realizadas, é imprescindível que a comunidade colabore. Toda contribuição – por menor que pareça ao doador – pode salvar vidas quando somada às outras contribuições.

Você pode doar pessoalmente alimentos e roupas na Universal. Clique aqui e conheça o endereço mais próximo de sua casa.

Caso prefira realizar doação financeira, é possível fazer de maneira rápida e fácil. Basta clicar aqui e acessar os canais de doação da Universal.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Reprodução R7 e Cedidas