Universal investe em missão no Tocantins

Reformas e trocas de salão foram realizadas entre 2024 e este ano para oferecer espaços mais confortáveis para os tocantinenses

Imagem de capa - Universal investe em missão no Tocantins

Com apenas 37 anos de criação, Tocantins é o Estado mais jovem do Brasil (antes, a área pertencia ao Estado de Goiás) e tem sua história marcada por um povo que sonhava com a emancipação. Com 139 municípios e mais de 1,5 milhão de habitantes, Tocantins fica na região Norte do Brasil, abriga a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, e tem como capital a cidade de Palmas.

A história da Universal

A Igreja Universal chegou ao Estado em 1993 e está presente em 31 municípios, totalizando 57 templos. A capital, Palmas, ganhou sua catedral em 2018 e, de lá para cá, o trabalho da Universal no Estado continua se intensificando. Em novembro de 2024, a Universal de Aureny 4, em Palmas, ganhou um novo endereço. Neste ano, sete templos foram inaugurados ou reinaugurados no Estado:

 

 

 

•Colinas, em Colinas do Tocantins, reinaugurada em março depois de uma reforma;
•Taquari, em Palmas, reinaugurada em maio após reforma;
•Aureny 1, em Palmas, inaugurada em junho após troca de salão;
•Alvorada, em Alvorada, reinaugurada em outubro após reforma;
•Colméia, em Colméia, reinaugurada em outubro após reforma;
•Divinópolis, em Divinópolis do Tocantins, reinaugurada em novembro após reforma;
•Novo Planalto, em Porto Nacional, inaugurada em novembro após troca de salão.

 

 

 

Além disso, a Universal Tocantins administra três igrejas no Pará e uma em Goiás, em virtude da proximidade geográfica desses templos com o território tocantinense. A Universal Campos Belos, na cidade de Campos Belos, em Goiás, foi reinaugurada em março após reforma.

A melhoria nos templos e a troca por espaços melhores têm sido de grande valia para o Estado, afinal de contas, a Universal não faz apenas o trabalho espiritual, mas, também, social e humanitário.

O Pastor Givaldo Carvalho, atual responsável pelo trabalho evangelístico no Tocantins, conta que é notória a carência do povo de conhecer a fé da forma como a Universal prega: uma fé não religiosa. “Nossa maior dificuldade é geográfica. As pessoas têm dificuldade para chegar até a igreja, porém buscamos dar auxílio, vamos às aldeias e investimos muito no trabalho dos núcleos para poder alcançar as pessoas dos lugares mais distantes”, explica.

Não para por aqui

Cristalândia é um município do sudeste tocantinense que, em 2026, ganhará um templo da Universal que está sendo construído do zero, planejado nos mínimos detalhes para que todos possam conhecer a Deus e encontrar na igreja um pronto-socorro espiritual. O trabalho seguirá crescendo, pois o objetivo não é apenas inaugurar novos templos, mas seguir pregando o Evangelho a toda criatura. “O povo do Tocantins é muito querido e amado. Os pastores que chegam ao Estado em missão logo se sentem muito acolhidos. Creio que Deus está para fazer grandes coisas nesse Estado, que é o mais novo dentre todos os de nosso país, mas é também um Estado em desenvolvimento da fé”, acrescenta o Pastor.

A Obra de Deus está avançando
“Me chamo Edney e cheguei à Universal de Alvorada em 2002, no início dela. Éramos poucas pessoas, mas, com empenho, a igreja foi avançando e crescendo e mais pessoas chegaram e tiveram suas vidas transformadas. Hoje sou obreiro voluntário e conquistei minha família, uma vida financeira estável e o mais importante: o batismo com o Espírito Santo. Ver a Obra de Deus avançando é um privilégio, pois vidas estão sendo transformadas.”

Edney Soares, de 32 anos, corretor, ao lado da esposa, Dalini Soares,  de 37 anos, autônoma

 

Ela viu a igreja nascer na cidade

“Sou Claudenice, cheguei ao Tocantins em 2011 e já era obreira. Na cidade de Divinópolis não havia uma Universal e eu andava 110 quilômetros para chegar à igreja mais próxima. Então comecei o trabalho evangelístico na cidade e, em 2012, estávamos na primeira inauguração aqui. Novos servos chegaram e minha família e eu continuamos firmes no propósito de Deus.”

Claudenice Rosa Pereira, de 44 anos, corretora de imóveis

 

 

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Cedidas