Universal ganha direito de resposta por reportagens caluniosas

A instituição poderá ocupar o espaço de transmissão do jornal das 8 da TVI e do programa 21ª Hora, exibido pela TVI24

Imagem de capa - Universal ganha direito de resposta por reportagens caluniosas

A emissora portuguesa de televisão TVI mais uma vez perdeu na justiça. Isso porque o Supremo Tribunal Administrativo de Portugal deu à Universal o direito de resposta à série de reportagens que denunciavam uma suposta rede de adoções ilegais mantidas pela Universal em Portugal e no Brasil, exibida em 2017.

Na decisão de 26 de setembro último, o Tribunal Administrativo estabeleceu que a TVI deverá exibir o direito de resposta da Universal. A instituição poderá ocupar o espaço de transmissão do jornal das 8 da TVI e do programa 21ª Hora, exibido pela TVI24, para responder às denúncias caluniosas exibidas entre os dias 11 e 15 de dezembro e 18 e 21 de dezembro, do mesmo ano.

A TVI recorreu à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), mas a sentença foi mantida.

O Jornal da Record publicou uma reportagem especial sobre o assunto. Assista a ela no vídeo abaixo:

Entenda o caso

Em 2017, a TVI veiculou uma série de reportagens caluniosas contra a Universal, onde denunciava uma suposta rede de adoções ilegais mantidas pela igreja. Intitulada de “Segredo dos Deuses”, a série de reportagens tinha como principal fonte o ex bispo da Universal Alfredo Paulo, expulso da instituição por roubo e adultério.

As acusações diziam que crianças abrigadas no Lar Universal, que era mantido pela Universal na década de 1990, teriam sido raptadas, levadas ao Brasil e aos Estados Unidos para serem adotadas ilegalmente por Bispos e Pastores.

Em setembro de 2017, entretanto, o Tribunal Superior concedeu o direito de resposta à Universal. Um direito que a instituição nunca conseguiu exercer.

A Universal recorreu à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), mas em abril de 2018, a mesma não concedeu direito à Universal. Diante da decisão da entidade, a Universal recorreu ao tribunal para contestar o parecer da ERC.

O Tribunal Administrativo de Lisboa, por sua vez, condenou a entidade a reconhecer o direito de resposta da Universal. Em outubro de 2018, o Tribunal Central Administrativo Sul manteve a decisão.

Mais uma vez, a ERC não desistiu e novamente contestou a decisão alegando que os tribunais portugueses teriam sido incompetentes ao garantir o direito de resposta da Universal. Todavia, a decisão do Tribunal Administrativo foi mantida e a Universal deverá ter o seu direito de resposta garantido.

Histórico de derrotas

A TVI vem colecionando derrotas em tribunal desde que decidiu difamar a Universal. O Ministério Público de Portugal, por exemplo, arquivou o inquérito que investigava as supostas adoções ilegais.

A jornalista que assinou “Segredo dos Deuses”, Alexandra Borges, também está sendo investigada por suborno de entrevistado.

Aos poucos, a farsa da TVI vai desmoronando. A maldade e o desrespeito contra uma instituição que, há mais de 40 anos, tem se dedicado à pregação do evangelho e feito um trabalho social por mais de 100 países, não têm prevalecido.

Exibir uma série de mentiras é uma forma de subestimar a inteligência de quem o assiste. Espera-se que com tantos processos e arquivamentos, em que a verdade sempre é exposta, a emissora e todas as pessoas envolvidas aprendam que não se deve brincar com a reputação de uma instituição e, sobretudo, achar que a justiça deixará que passem impunes.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty Images