Universal 44 anos: programas sociais já beneficiaram 5,5 milhões em 2021

Com o uso de videochamadas, voluntários realizaram 554 mil atendimentos para prestar apoio emocional a pacientes internados em hospitais brasileiros.

Imagem de capa - Universal 44 anos: programas sociais já beneficiaram 5,5 milhões em 2021

Apenas nos seis primeiros meses de 2021, os 16 programas sociais mantidos pela Igreja Universal do Reino de Deus proporcionaram ajuda humanitária a 5,5 milhões de pessoas no Brasil e em mais 100 países.

Neste período, o mais grave da pandemia da covid-19 e da crise econômica provocada pela doença, cerca de 4,7 milhões de brasileiros dos segmentos mais fragilizados da população foram beneficiados com diversas ações de amparo e resgate social e com a doação de 5,9 mil toneladas de alimentos, 530 mil peças de roupa, 537 mil kits de higiene, cobertores, 217 mil livros, entre outros itens.

Desde a sua fundação, em 9 de julho de 1977, a Universal sempre desenvolveu intenso trabalho junto a comunidades carentes e outras parcelas segregadas da sociedade.

O Grupo da Saúde Universal é uma destas iniciativas. Criado em 2018 para prestar auxílio a doentes e seus familiares e aos profissionais de hospitais e clínicas, de janeiro a junho deste ano, o programa social ajudou 1,6 milhão de pessoas em todo o país, atuando em estabelecimentos públicos e privados, de forma regulamentada e autorizada por cada instituição.

Dentre as ações desenvolvidas pelo programa, estão os “Agentes do bem-estar”, voluntários que, a pedido do paciente ou de algum familiar, oferecem amparo emocional ao doente que está internado. Quando há risco, o atendimento acontece por videochamada. Este ano, a ação já realizou 554 mil atendimentos — número maior que a quantidade de leitos hospitalares do país, que é de 410 mil.

Eduardo Ribeiro, responsável pelo Grupo da Saúde Universal no Brasil, explica que mesmo com as circunstâncias que a covid-19 impõe, o programa social continua a atender, acolher e apoiar os doentes e seus familiares e os profissionais da saúde. “Não deixamos de investir, capacitar e, na medida do possível, levar a preparação necessária e boa formação aos voluntários, através da Capelania Hospitalar. Nossas ações continuam alcançando os que se encontram desesperados e aflitos”, relata.

A vendedora Maria Antônia dos Santos, de 49 anos, foi uma das beneficiadas pela ação social este semestre. “Os voluntários têm me ajudado muito, principalmente com palavras de ânimo e força. Por complicações da diabetes, recentemente, precisei amputar a perna e, desde então, tenho sido acompanhada pelo Grupo. Nas mínimas coisas, tenho recebido muita ajuda, seja com alimentos ou visitas”, agradeceu.

Os 16 programas sociais mantidos pela Universal também beneficiaram, nestes seis meses, 111 mil idosos, 512 mil pessoas em situação de rua, 895 mil jovens, 273 mil presidiários e familiares e 616 mil policiais, entre outros grupos.

Em 2020, cerca de 613 mil voluntários cederam seu tempo e talento profissional para ajudar os mais necessitados nas ações humanitárias desenvolvidas pela Universal, em todo o mundo.

imagem do author
Colaborador

UNIcom